Antes da fama na TV, Laura Cardoso começou no rádio; relembre a trajetória da atriz

Antes da fama na TV, Laura Cardoso começou no rádio; relembre a trajetória da atriz

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Heider Sacramento

Reprodução/Instagram

Publicado em 18/08/2026 às 08:10

Antes de se tornar um dos maiores nomes da televisão brasileira, Laura Cardoso construiu sua carreira diante dos microfones. A atriz começou profissionalmente aos 15 anos, na Rádio Cosmos, em São Paulo, e depois passou pela Rádio Tupi. A televisão só veio alguns anos mais tarde, quando ela estreou na recém-inaugurada TV Tupi, em 1952.

Nascida Laurinda de Jesus Cardoso Balleroni, em 13 de setembro de 1927, Laura já demonstrava interesse pela atuação desde a infância. No bairro da Bela Vista, em São Paulo, ela costumava brincar de teatrinho com uma amiga. Aos 15 anos, decidiu transformar a brincadeira em profissão e entrou para o universo das radionovelas.

Foi ainda no rádio que surgiu o nome artístico que a acompanharia pelo resto da vida. Segundo a própria atriz, um colega considerou “Laurinda” pouco sonoro e sugeriu algumas alternativas. Quando ouviu “Laura”, ela não teve dúvida: escolheu aquele nome. O relato foi feito pela artista ao programa “Damas da TV”, em 2013.

Da Rádio Tupi à televisão

A estreia de Laura na televisão aconteceu em 1952, no programa “Tribunal do Coração”, da TV Tupi. A partir daí, ela passou a participar de novelas e outros programas da emissora, além de trabalhar posteriormente em canais como Excelsior, Record e Cultura.

A atriz também dedicou parte da carreira ao teatro. Depois de dois anos voltada aos palcos, recebeu o convite de Daniel Filho para trabalhar na Globo. Em 1981, estreou na emissora na novela “Brilhante”, de Gilberto Braga, como Alda Sampaio, mãe da protagonista vivida por Vera Fischer.

A chegada à Globo, porém, estava longe de representar o início de sua história. Laura já acumulava décadas de experiência quando passou a integrar o elenco da emissora e continuou construindo uma trajetória marcada pela diversidade de personagens.

Nos anos seguintes, esteve em produções como “Pão-Pão, Beijo-Beijo”, “Fera Radical”, “Rainha da Sucata”, “Felicidade”, “Mulheres de Areia”, “A Viagem” e “Explode Coração”. Em “Mulheres de Areia”, interpretou Isaura, mãe das gêmeas Ruth e Raquel, personagens de Gloria Pires. Já em “A Viagem”, viveu Guiomar.

Uma carreira que atravessou gerações

Laura não ficou restrita à televisão. Segundo levantamento, a partir de declarações da própria atriz, ela acumulou mais de 80 trabalhos na TV, mais de 30 filmes e mais de 15 peças de teatro. No rádio, exerceu diferentes funções, atuando como atriz, apresentadora, comediante de auditório e também na locução.

A longevidade foi uma das marcas de sua trajetória. Laura continuou trabalhando e falando sobre a profissão mesmo depois dos 90 anos. Em entrevista à TEM TV, afiliada da Globo, em 2021, quando estava perto de completar 95 anos, ela resumiu a relação com a carreira como uma paixão pelos personagens que recebeu ao longo da vida.

A atriz morreu na noite de segunda-feira (17), aos 98 anos. Ela estava em casa e a morte ocorreu por causas naturais, por volta das 23h20.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia