Em apenas um dia, volume de chuva atinge cerca de um terço do esperado para abril em Salvador

Em apenas um dia, volume de chuva atinge cerca de um terço do esperado para abril em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Vini Simoni/Alô Alô Bahia

Publicado em 02/04/2024 às 17:16 / Leia em 2 minutos

As fortes chuvas que caíram na capital baiana surpreendeu a Defesa Civil de Salvador (Codesal). De acordo com o órgão, devido as fortes chuvas que atingiram Salvador na madrugada desta terça-feira (2), os maiores acumulados ficaram, em poucas horas, acima dos 100 mm em localidades como Federação (113,1mm), Ondina (111,2mm) e Campinas de Brotas (104,8mm). A média histórica (Normal Climatológica) para todo o mês de abril é de 284,9mm

Outros bairros também registraram no intervalo de 24 horas significativos volumes de chuvas, como Brotas (99mm), Pituba – Parque da Cidade (92,8mm) e Engenho Velho de Brotas (90mm). Os dados, atualizados às 16h30, são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

As chuvas ocorreram devido à formação de um Complexo Convectivo de Mesoescala (CCM) na atmosfera e que tiveram origem na região do Recôncavo. O sistema pode durar várias horas e são caracterizados por intensas atividades convectivas, como chuvas intensas, trovoadas, rajadas de vento e, às vezes, granizo.

“O sistema atmosférico trouxe muita chuva para Salvador se compararmos com a média histórica de abril que é de 284,9mm. Tivemos 107 mm no intervalo de 2 a 3 horas, cerca de um terço do que é esperado para todo o mês. É claro que muita chuva num curto espaço de tempo trouxe muitos transtornos para a nossa cidade como alagamentos. No entanto, Salvador se mostrou preparada nas áreas de encostas, com as contenções, geomantas e limpezas de canais”, afirmou o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Para esta quarta-feira (3), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe