Pep Guardiola recusou nesta sexta-feira (24) o convite para assumir a seleção da Itália. O treinador comunicou a decisão a Paolo Maldini e Leonardo durante a madrugada e manteve o plano de descansar e passar mais tempo com a família após dez temporadas no Manchester City.
O catalão analisou a proposta por mais de uma semana e chegou a considerar o projeto apresentado pela Federação Italiana de Futebol. “Obrigado, estou honrado, mas neste momento não me sinto à vontade para aceitar”, afirmou o técnico a Maldini, segundo a Gazzetta dello Sport.
Antes de iniciar as conversas com o espanhol, Maldini havia procurado Carlo Ancelotti. O treinador italiano, porém, reafirmou o compromisso com a Seleção Brasileira para o próximo ciclo e permaneceu fora do alcance da federação de seu país.
A Itália procura um novo comandante desde a saída de Gennaro Gattuso, em abril, após não conseguir a classificação para a Copa do Mundo de 2026. A tetracampeã mundial ficou fora das edições de 2018, 2022 e 2026.
Com as negativas dos dois primeiros nomes consultados, Andrea Pirlo passou a ser o favorito para assumir a equipe. O ex-meia é considerado por Maldini e Leonardo uma opção para conduzir a reformulação da seleção e iniciar a preparação para a Eurocopa de 2028 e as eliminatórias do Mundial de 2030.