Dois astronautas estão “presos” no espaço após o retorno da missão com a espaçonave Starliner, da Boeing, ser adiada. Butch Wilmore e Suni Williams decolaram com destino à Estação Espacial Internacional em 5 junho e tinham retorno previsto à Terra no dia 12 e depois para essa quarta-feira (26).
No entanto, a missão foi novamente estendida por tempo indeterminado. Segundo a Agência Espacial norte-americana (Nasa), o novo adiamento permitirá mais tempo para examinar os problemas dos propulsores e os vazamentos de hélio que causaram o primeiro atraso.
A Nasa também informou que a dupla permanecerá ancorada no laboratório orbital por cerca de duas semanas para avaliar a nova espaçonave e seus sistemas antes de retornar à Terra. “Estamos demorando e seguindo nosso processo padrão de equipe de gerenciamento de missão”, disse Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da Nasa.
Segundo a Nasa, a tripulação não tem pressa em deixar a estação, pois há muitos suprimentos em órbita, e a programação da estação está relativamente aberta até meados de agosto.