Prédio histórico do Arquivo Público da Bahia, em Salvador, vai a leilão pela terceira vez

Prédio histórico do Arquivo Público da Bahia, em Salvador, vai a leilão pela terceira vez

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Da Redação

Marina Silva/CORREIO

Publicado em 01/04/2024 às 15:42 / Leia em 2 minutos

O prédio sede do Arquivo Público do Estado da Bahia (Apeb), conhecido como Quinta do Tanque ou Quinta dos Padres, vai ser leiloado pela terceira vez. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1949, o imóvel é penhorado em um processo judicial que cobra indenização contra a Empresa de Turismo da Bahia S.A (Bahiatursa). O leilão inicia na próxima semana, dia 8 de abril.

O prédio já foi a leilão nos anos de 2022 e 2023 e chegou a ser arrematado, mas o autor do lance único de R$13,8 milhões, desistiu da arrematação.

Agora, a área do prédio aparece em um leilão que vai se realizado de forma online no site Cravo Leilões, e presencial, no Fórum Ruy Barbosa. A área tem lance inicial de R$7.389.852,72.

Prédio histórico

O Quinta do Tanque é um dos ícones da época da colônia. Ocupado por padres jesuítas desde o século XVI, a propriedade foi utilizada como casa de repouso para os sacerdotes até meados do século XVIII, quando a Igreja Católica possuía forte influência na cidade do Salvador, e como leprosário, no mesmo século, após uma reforma. Em 1970, o prédio foi restaurado e, dez anos depois, passou a abrigar o segundo maior e mais importante acervo documental do país.

“É uma verdadeira relíquia da Bahia, do ponto de vista da arquitetura, que somado a isso, é a guardiã de milhões de documentos escritos, iconográficos, religiosos, oficiais, públicos e privados, que engrandecem o nosso estado”, disse o historiador Rafael Dantas, pesquisador na área de cultura material e iconografia com ênfase na divulgação da Cidade do Salvador e do estado da Bahia no mundo, durante os séculos XIX e primeiras décadas do século XX.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe