Cidade na América Latina afunda até 2 cm por mês, revelam imagens de satélite da Nasa

Cidade na América Latina afunda até 2 cm por mês, revelam imagens de satélite da Nasa

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação / NASA

Publicado em 07/05/2026 às 14:14 / Leia em 2 minutos

A Cidade do México enfrenta um acelerado processo de afundamento do solo que já pode ser observado por imagens de satélite da NASA. Segundo estudos recentes, algumas regiões da capital mexicana afundam até 2 centímetros por mês.

Os dados foram obtidos pelo satélite NISAR, desenvolvido em parceria entre a NASA e a Organização Indiana de Investigação Espacial. O equipamento consegue detectar movimentos sutis do solo, incluindo processos de subsidência.

As medições realizadas entre outubro de 2025 e janeiro deste ano apontam que determinadas áreas podem registrar afundamento de até 24 centímetros por ano, gerando impactos na infraestrutura urbana, como rachaduras em ruas, danos em edifícios e problemas em sistemas de drenagem.

Um dos exemplos visíveis do fenômeno está no Anjo da Independência, monumento inaugurado em 1910. Com o solo cedendo ao redor da estrutura, foram adicionados degraus extras ao longo dos anos para manter o acesso ao local.

Especialistas apontam que o principal motivo para o afundamento é a retirada excessiva de água do aquífero subterrâneo da cidade. Construída sobre antigos lagos, a capital mexicana sofre há décadas com a compactação do solo causada pelo esvaziamento dessas reservas naturais.

O cenário preocupa pesquisadores e autoridades pelos impactos futuros para os mais de 22 milhões de habitantes da região metropolitana.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia