O Senado Federal rejeitou, nesta quarta-feira (29), o nome de Jorge Messias para uma vaga no Supremo Tribunal Federal. O placar ficou em 42 votos contrários e 34 favoráveis, abaixo dos 41 necessários para aprovação.
A análise do indicado pelo presidente Lula (PT) ocorreu após meses de articulação política em torno da escolha feita pelo Palácio do Planalto. Mesmo com a expectativa do governo de reunir apoio suficiente, o resultado no plenário contrariou as projeções. A oposição, por sua vez, já indicava resistência significativa ao nome. A votação foi secreta.
Antes disso, Messias havia sido sabatinado por cerca de oito horas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde recebeu aval por 16 votos a 11.