Obras da Ponte Salvador–Itaparica terão base logística no Estaleiro São Roque do Paraguaçu

Obras da Ponte Salvador–Itaparica terão base logística no Estaleiro São Roque do Paraguaçu

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação/SV Ponte

Publicado em 11/03/2026 às 23:12 / Leia em 2 minutos

O Governo da Bahia assinou contrato com a Petrobras para utilizar a área do Estaleiro São Roque do Paraguaçu como canteiro de apoio às obras do Sistema Viário Oeste da Ponte Salvador–Ilha de Itaparica. O acordo formaliza a cessão do espaço, que funcionará como principal base logística para a implantação do empreendimento.

Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, a medida representa um avanço para o início das atividades relacionadas à construção da ponte. “É mais um passo dado para a construção da ponte. A Petrobras concede o uso da parte que é dela do estaleiro para que a concessionária produza as peças para a plataforma de apoio. Nesse momento, garantimos mais empregos na dinâmica da indústria naval de Maragogipe”, afirmou.

A escolha do estaleiro levou em conta critérios técnicos e logísticos. Localizado a cerca de 36 quilômetros da área da obra, o espaço possui infraestrutura adequada para o transporte e a movimentação de equipamentos e estruturas de grande porte, essenciais para as etapas de construção tanto no trecho marítimo quanto nos trechos terrestres do sistema viário.

De acordo com Mateus Dias, titular da Secretaria Extraordinária do Sistema Viário Oeste Ponte Salvador–Itaparica (SVPonte), a estrutura existente no local favorece a execução do projeto. “O canteiro São Roque do Paraguaçu tem importância fundamental, pois já conta com infraestrutura robusta e avançada para atender às demandas do projeto. Além disso, a localização é estratégica por estar afastada de comunidades, o que contribui para minimizar impactos socioambientais”, explicou.

Com área aproximada de 300 mil metros quadrados, o local será utilizado para o suporte operacional da obra. Entre as instalações previstas estão central misturadora de concreto, pátio de fabricação de pré-moldados, unidade para produção de estacas em camisas metálicas e laboratório de materiais, além de estruturas de apoio para os trabalhadores.

A implantação do canteiro marca mais uma etapa estratégica para o avanço do projeto da Ponte Salvador–Ilha de Itaparica, considerada uma das maiores obras de infraestrutura em desenvolvimento no Brasil, com potencial para ampliar a mobilidade, fortalecer a integração regional e impulsionar o desenvolvimento econômico do estado.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia