UFBA aprova criação da Faculdade de Educação Física

UFBA aprova criação da Faculdade de Educação Física

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 25/02/2026 às 12:28 / Leia em 2 minutos

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) aprovou por unanimidade, no último dia 29 de janeiro de 2026, a criação da Faculdade de Educação Física (FEF). A nova unidade será formada a partir do atual Departamento III – Educação Física da Faculdade de Educação da UFBA (Faced).

Segundo a universidade, a criação da FEF amplia a autonomia acadêmica e administrativa da área, que passará a contar com estrutura própria. Além do curso de Licenciatura, existente há 37 anos, a nova unidade também ofertará formação em Bacharelado.

A estrutura inclui áreas administrativa e financeira, direção, colegiado de graduação, colegiados de pós-graduação, departamento, três núcleos acadêmicos (ensino, pesquisa e extensão), secretarias — como a de tecnologia da informação — e centros de apoio, como o de Educação Física, Esporte e Lazer. A FEF também terá representação nos conselhos superiores da instituição.

O reitor Paulo César Miguez comemorou a aprovação e destacou a ampliação da capacidade formativa da universidade. Já o professor Cláudio Lira classificou a criação da nova faculdade como um “ato de resistência”, ressaltando o papel da educação física na formação cidadã.

Por enquanto, as atividades seguem funcionando nas instalações da Faced e em centros educativos e esportivos em Ondina, até a consolidação da nova estrutura administrativa.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia