Em despedida olímpica, baiano Edson Bindilatti conduz melhor resultado do bobsled brasileiro

Em despedida olímpica, baiano Edson Bindilatti conduz melhor resultado do bobsled brasileiro

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Gabriel Heusi/COB

Publicado em 23/02/2026 às 08:48 / Leia em 3 minutos

O bobsled brasileiro alcançou seu melhor resultado em Jogos Olímpicos de Inverno ao terminar na 19ª colocação na disputa realizada no Cortina Slide Center, em Milão-Cortina 2026. A marca supera o 20º lugar conquistado em Pequim 2022 e consolida a evolução da equipe nacional na modalidade.

À frente do trenó estava o baiano Edson Bindilatti, recordista de participações olímpicas de inverno pelo Brasil. Em sua sexta e última edição dos Jogos, ele liderou o quarteto formado também por Davidson de Souza (Boka), Luís Bacca e Rafael Souza. A equipe fez descidas consistentes ao longo da competição e, na quarta rodada, marcou 55.30, fechando com o tempo total de 3:41.14.

“Essa competição foi sensacional. Aqui estão os melhores do mundo. Chegar aqui e fazer o melhor resultado da história do bobsled para o Brasil é um feito muito grande. Porque a gente trabalha duro… eu só tenho a agradecer a esses caras, a todos os atletas que passaram por aqui, todos fizeram parte de ter um resultado histórico agora nos Jogos Olímpicos”, comentou Edson Bindilatti após a prova.

Além da despedida das pistas, o baiano também teve a honra de carregar a bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento dos Jogos, simbolizando o legado construído ao longo de sua trajetória no esporte.

COB reconheceu contribuição de baiano ao convidá-lo a desfilar com bandeira | Foto: Getty Images

Se para Bindilatti a edição marca o fim de um ciclo, para o brakeman Luís Bacca foi a estreia olímpica. “Incrível. A estreia foi a realização de um sonho. E terminar dessa forma foi muito gratificante. Não tem palavras, sabe? O 19º lugar é o melhor da nossa história. É um resultado a se comemorar. Estamos muito satisfeitos com isso”, celebrou.

Para Davidson de Souza, o Boka, o momento também teve significado especial ao dividir a pista com o piloto que o introduziu no esporte. “Esse cara que foi quem me trouxe pro esporte, que abriu as portas e me mostrou o caminho. E o bobsled mudou minha vida de uma forma gigantesca. É uma honra representar a Seleção Brasileira e poder fazer a diferença na vida das pessoas pelo esporte”, comentou.

Companheiro de Bindilatti em três edições olímpicas, Rafael Souza destacou a parceria dentro e fora das pistas. “Uma satisfação competir uma última Olimpíada com esse cara. Ele me ajudou bastante fora e dentro das pistas, me ajudou a ser mais dedicado nas coisas, mais focado. Estou feliz pra caramba com nosso resultado”, garantiu.

O pódio em Milão-Cortina 2026 teve dobradinha da Alemanha. Johannes Lochner conquistou o ouro, repetindo o desempenho do 2-man e garantindo o primeiro lugar também no trenó para quatro atletas. O compatriota Francesco Friedrich ficou com a prata, enquanto Michael Vogt levou a Suíça ao bronze.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia