A influenciadora Virginia não participará do desfile da escola mirim ligada à Grande Rio nesta sexta-feira, 20, na Marquês de Sapucaí. A presença estava prevista para acompanhar as filhas, Maria Alice, de 4 anos, e Maria Flor, de 3, que desfilarão pela “Pimpolhos da Grande Rio”. A mudança na agenda ocorre poucos dias após sua estreia como rainha de bateria da agremiação de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, marcada por repercussão negativa.
A ausência foi atribuída a uma suposta “reunião bafo”. De acordo com o jornal Extra, pessoas próximas ao caso afirmam que o compromisso não existia. Virginia segue no Rio de Janeiro ao lado dos filhos, da mãe e de amigos.
A primeira apresentação da influenciadora à frente da bateria não teve o resultado esperado. Ela foi alvo de críticas, enfrentou problemas com a fantasia e gerou movimentação ainda antes de entrar na Avenida. Também passou a ser apontada por parte do público como responsável pelo desempenho da escola, que terminou o Carnaval na 8ª colocação do Grupo Especial e ficou fora do Desfile das Campeãs. Não há relação entre a rainha de bateria e a pontuação recebida pela agremiação.
Internamente, o tema passou a mobilizar a cúpula da tricolor de Caxias. O presidente de honra, Jayder Soares, demonstrou insatisfação, direcionada principalmente à equipe que acompanha a influenciadora. Segundo a publicação, Virginia firmou contrato de dois anos com a presidência, em parceria entre a escola e a empresa de cosméticos da qual é sócia. A marca investiu R$ 15 milhões no Carnaval, com ações como instalação de quiosque na quadra, exposição de logomarca e lançamento de um perfume nas cores da agremiação.
A continuidade no posto dependerá do cumprimento de orientações estabelecidas pela diretoria. Entre elas está a redução da exposição pública. Se o alcance midiático foi considerado um dos fatores para o convite, agora é visto como ponto de preocupação. Jayder Soares não teria aprovado a realização de uma transmissão ao vivo momentos antes da entrada na Avenida. Em vídeos divulgados, ele aparece repreendendo integrantes da equipe e afirma: “Estou no carnaval há 37 anos, vocês chegaram agora”.
A orientação do presidente de honra é que a influenciadora se desligue de profissionais como estilista, videomakers e outros integrantes do grupo que a acompanha. A intenção, segundo a publicação, já era promover mudanças antes mesmo do Desfile das Campeãs, do qual a escola não participará.
Na avaliação de membros da diretoria, houve percepção de que a imagem da rainha se sobrepôs à da escola. “Um tiro no pé”, declarou um integrante do alto escalão. Para o início dos preparativos do Carnaval de 2027, a diretriz é que Virginia participe apenas de eventos considerados estratégicos na quadra, com menor exposição e maior foco na preparação.
As decisões foram discutidas antes da apuração das notas. A bateria comandada por Mestre Fafá recebeu apenas uma nota 10. Durante o desfile, houve registros de vaias vindas das arquibancadas, direcionadas à influenciadora, inclusive em momentos da apresentação aos jurados.