Conheça o Bembé do Mercado, festa da Bahia que inspirou enredo e levou Beija-Flor ao vice-campeonato

Conheça o Bembé do Mercado, festa da Bahia que inspirou enredo e levou Beija-Flor ao vice-campeonato

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Alô Alô Folia 2026

@amichavy/@danilo.filme/@casadevilaprod

Publicado em 19/02/2026 às 11:20 / Leia em 2 minutos

A força da cultura baiana atravessou a Sapucaí em 2026. Com o enredo “Bembé”, a Beija-Flor de Nilópolis levou para a avenida a história da festa do Bembé do Mercado, tradição de mais de 135 anos realizada em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, e conquistou o vice-campeonato do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro.

A escola somou 269,9 pontos e ficou a apenas um décimo da campeã, a Unidos do Viradouro, que alcançou 270 pontos. Cerca de 40 representantes do Bembé viajaram da Bahia para acompanhar o desfile na Marquês de Sapucaí.

Considerado o maior candomblé de rua do mundo, o Bembé do Mercado começou em 1889, um ano após a abolição da escravatura. Realizada sempre em 13 de maio, a celebração é mantida por praticantes do Candomblé como culto às divindades das águas, representadas por Iemanjá e Oxum, além de momento de agradecimento pela proteção individual e coletiva.

A festa nasceu em um contexto de forte repressão religiosa e desigualdade social. Mesmo após a Lei Áurea, a população negra continuou enfrentando censura aos seus cultos, que dependiam de autorização das autoridades. Em 13 de maio de 1889, sem permissão oficial, filhos e filhas de santo, guiados por João de Obá, se reuniram na Ponte do Xaréu para celebrar a data cívica. Assim surgiu a manifestação que transformou rua, mercado e mar em território de fé e resistência, símbolos que também ganharam destaque no desfile da Beija-Flor.

À época, Santo Amaro era um importante núcleo açucareiro do Recôncavo, com economia baseada na escravidão, cenário que ajuda a compreender a dimensão histórica e política do Bembé.

A importância cultural da celebração foi reconhecida oficialmente ao longo dos anos. Em 2012, o Bembé do Mercado foi declarado Patrimônio Imaterial da Bahia. Já em 2019, recebeu o título de Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Veja mais fotos:


O Alô Alô Folia é uma realização do portal Alô Alô Bahia e conta com apoio da BYD, Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador Shopping, Costa do Sauípe, Shopping da Bahia e Governo da Bahia.

Acesse a página especial Alô Alô Folia

Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia