O Bahia conheceu sua primeira derrota na temporada de 2026, nesta quarta-feira (18). Jogando no estádio El Teniente, no Chile, o Tricolor foi superado pelo O’Higgins por 1 a 0, em partida válida pela segunda fase prévia da Conmebol Libertadores.
O único gol do confronto foi marcado por Francisco González, com apenas três minutos de bola rolando, em um chute de fora da área.
A equipe comandada por Rogério Ceni sentiu o gol relâmpago, apresentou um ritmo inicial abaixo do esperado e enfrentou dificuldades com a marcação chilena. Para tentar equilibrar o meio-campo, o treinador realizou uma mudança precoce ainda no primeiro tempo, substituindo Erick por Caio Alexandre aos 31 minutos.
Na etapa final, o cenário quase se complicou de forma definitiva. O O’Higgins chegou a balançar as redes pela segunda vez com Castillo, mas a arbitragem anulou o lance após revisão do VAR, que identificou uma falta sobre Ademir na origem da jogada.
Apesar de ter o controle da posse de bola no restante do segundo tempo, o Bahia esbarrou na retranca adversária e faltou efetividade no último passe para buscar o empate, tendo sua melhor chance desperdiçada por Jean Lucas nos acréscimos.
O resultado encerra uma sequência positiva de oito vitórias e três empates do clube baiano no ano. Para continuar vivo na competição e avançar à terceira fase prévia, o Bahia precisará vencer o jogo de volta por dois ou mais gols de diferença na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.
Um triunfo por vantagem mínima levará a decisão da vaga para os pênaltis. O confronto decisivo acontece na próxima quarta-feira, dia 25, às 19h.
Antes do reencontro pela Libertadores, o Bahia volta suas atenções para o Campeonato Baiano. O Tricolor deve utilizar um time alternativo para enfrentar o Atlético de Alagoinhas neste sábado, às 16h, em Pituaçu, pela última rodada da primeira fase do estadual.