Mudança do Garcia arrasta multidão e mantém viva a tradição do Carnaval de bairro

Mudança do Garcia arrasta multidão e mantém viva a tradição do Carnaval de bairro

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Inara Mídias

Publicado em 16/02/2026 às 21:57 / Leia em 3 minutos

O som das fanfarras tomou conta das ruas do Garcia na manhã desta segunda-feira (16), quando moradores, foliões e visitantes voltaram a ocupar o bairro para acompanhar a tradicional Mudança do Garcia, uma das manifestações mais antigas e simbólicas do Carnaval de Salvador. Marcado pela irreverência e pela crítica social, o cortejo reafirmou o espírito comunitário e democrático da folia.

Morador do bairro há mais de seis décadas, o aposentado Jaguaraci de Jesus resume o sentimento de quem acompanha a festa há gerações. “O bloco me remete à minha infância. Não tem polícia aqui, mas também não tem confusão, porque são vizinhos e amigos juntos. E eu só deixo de ver a Mudança do Garcia quando eu morrer”, afirmou.

Neste ano, o desfile contou com o apoio de dois mini trios elétricos, garantindo estrutura sonora e logística sem perder a essência histórica do bloco. O vice-governador Geraldo Júnior acompanhou a saída do cortejo e destacou a importância de preservar a tradição. “A Mudança do Garcia é um exemplo de resistência e luta. Aqui está a força do nosso povo, e o Governo do Estado investe para manter essa tradição viva”, disse.

Criada na década de 1920 por moradores do bairro, a manifestação nasceu como forma de brincar o Carnaval e também protestar. Ao longo do tempo, tornou-se símbolo de participação popular e liberdade de expressão. A aposentada Silvaninha Silva acompanha o desfile desde a infância e mantém o hábito até hoje. “Eu vinha menina com minha avó. Para mim é o ‘creme’ do Carnaval da Bahia. Todo mundo junto. E politicamente a gente pode falar com tranquilidade, sem repressão”, contou.

Diferente dos circuitos comerciais, a Mudança do Garcia não utiliza cordas para separar foliões. O trio avança lentamente enquanto o público ocupa as ruas com liberdade, embalado por marchinhas, fanfarras, bonecos e máscaras. Os tradicionais cartazes e fantasias, repletos de sátiras políticas e sociais, continuam sendo uma das principais marcas do cortejo.

Quem participa pela primeira vez também se impressiona com o clima do evento. “Sempre ouvi falar da Mudança do Garcia e quis conhecer. É um bloco de forte manifestação política e social, muito significativo e de luta. Gostei muito”, afirmou a antropóloga Luci Lombrato.

O Alô Alô Folia é uma realização do portal Alô Alô Bahia e conta com apoio da BYD, Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador Shopping, Costa do Sauípe, Shopping da Bahia e Governo da Bahia.

Acesse a página especial Alô Alô Folia

Clique aqui e saiba tudo sobre o Carnaval

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia