Os quiosques Samba Social Clube e Ó Paí Ó, localizados na nova Orla de Pituaçu, receberam o Selo Quiosque Sustentável, em ato realizado no Palco Nelson Rufino. Na mesma oportunidade em que as certificações foram entregues, Rufino recebeu novamente uma placa de embaixador do Carnaval Sustentável.
Na última quinta-feira (12), durante a abertura oficial do Carnaval, no Campo Grande, o cantor e compositor já havia recebido o título de Embaixador do Carnaval Sustentável de Salvador.
Ao receber novamente a honraria, Rufino reagiu emocionado. “Eu tenho dado algumas entrevistas sobre as homenagens que tenho recebido agora no ciclo carnavalesco, e juro que eu não contava com tudo isso. Eu estou deveras emocionado, costumo dizer que a ficha não caiu ainda, mas eu tenho um mérito, sim, como compositor. É muito bom ser reconhecido, principalmente em vida. Não estava preparado para o que está rolando na minha vida. Mas eu mereço um pouquinho”, disse o compositor.
Certificações – Entre os pontos avaliados para a concessão do Selo Sustentável, estão a separação adequada dos resíduos, redução do uso de plástico e proibição de vidro na praia. “Nessa praia aqui você não vai encontrar garrafa de vidro”, exemplificou o secretário municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, que ainda destacou ações para diminuir o consumo de água e energia.
Outras iniciativas envolvem o trabalho com fornecedores locais e apoio à diversidade. “É feito um trabalho com os funcionários sobre o melhor atendimento; trabalhar com a questão do racismo, da homofobia e respeito às minorias”, declarou o secretário.
O diretor do Orla Brasil em Salvador, Eduardo Sampaio, que administra os dois quiosques certificados, disse que a meta do grupo é ter todos os estabelecimentos da região com o selo de sustentabilidade. “Esse certificado tem um peso muito grande para a gente, pois, já no primeiro ano de concessão, temos dois quiosques com certificação de Quiosque Sustentável”, declarou.
Sampaio também se comprometeu a trabalhar pela limpeza das praias neste trecho. “A Orla Brasil tem no seu DNA essa pegada de sustentabilidade e a gente vai transformar isso aqui na Orla Lixo Zero”, complementou.