Desde a última quinta-feira (12), primeiro dia oficial do Carnaval de Salvador, equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) intensificaram a fiscalização de táxis e mototáxis nas áreas próximas aos circuitos da folia. O objetivo é coibir irregularidades, especialmente a cobrança de valores abusivos e corridas realizadas sem o uso do taxímetro.
Somente na noite de sexta-feira (13), 27 táxis foram notificados após ações de fiscalização. Desses, cinco motoristas foram flagrados realizando cobrança indevida aos passageiros.
Segundo o coordenador de fiscalização de Táxis e Transportes Especiais, Willys Maia, é fundamental que o passageiro solicite o acionamento do taxímetro ao entrar no veículo. “É muito importante que o usuário do sistema de táxi, ao adentrar o veículo, solicite que o taxista ligue o taxímetro, que é o meio mais seguro do valor correto a ser cobrado pela viagem”, destacou.
Além das cobranças abusivas, três taxistas foram autuados por recusa de passageiros, outros três por obstrução de tráfego durante embarque e desembarque, e 16 por irregularidades na padronização dos veículos.
No caso dos mototáxis, a orientação da Semob é que foliões utilizem apenas profissionais credenciados, evitando o transporte clandestino. Os mototaxistas autorizados utilizam moto e colete amarelos, além de capacetes na mesma cor para condutor e passageiro, com identificação do alvará visível.
Para facilitar o deslocamento durante a festa, a Semob implantou pontos especiais de táxi e mototáxi em áreas estratégicas próximas aos circuitos. Ao todo, são 20 pontos exclusivos para táxis e oito para mototáxis espalhados por regiões como Centro, Barra, Ondina, Comércio, Politeama e Vitória.
A fiscalização segue ao longo de toda a programação carnavalesca, com o objetivo de garantir segurança e evitar abusos contra moradores e turistas que utilizam o transporte durante a folia.
O Alô Alô Folia é uma realização do portal Alô Alô Bahia e conta com apoio da BYD, Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador Shopping, Costa do Sauípe, Shopping da Bahia e Governo da Bahia.