Após reunir uma verdadeira multidão na Melhor Segunda, onde fez uma homenagem especial ao samba e ao eterno Riachão, Xanddy Harmonia foi um dos grandes destaques do primeiro dia do Carnaval de Salvador. Antes de desfilar no Campo Grande nesta quinta-feira (12), o cantor conversou com o Alô Alô Bahia sobre a sua relação com o gênero e ressaltou a importância da festa.
“O samba faz parte das minhas raízes, sou filho do samba, então fazer parte dessa comemoração de 110 anos desse gênero musical que é tão importante para a nossa história aqui na abertura do Carnaval de Salvador, com esse povo, é emocionante. Estou muito feliz e honrado”, declarou Xanddy.
Em 2026, o Carnaval de Salvador celebra os 110 anos do samba, em referência ao primeiro registro fonográfico do gênero, a música “Pelo Telefone”, de 1916. Com o tema “O Samba Nasceu Aqui”, a folia na capital baiana destaca a influência da Bahia e as raízes afro-brasileiras dessa expressão cultural.
O start da festa foi marcado também por uma apresentação histórica: Larissa Luz subiu ao trio elétrico para se apresentar com As Ganhadeiras de Itapuã. No repertório, elas cantaram clássicos do samba, como Samba da Minha Terra, Ê Baiana e Marinheiro Só. “Só quem cantou samba sabe a força ancestral que o samba tem”, disse Larissa Luz, durante a apresentação. Ela também chamou Gal do Beco para o trio, e cantaram juntas Sonho Meu, em homenagem a Dona Ivone Lara.
Intitulado “A Rota do Samba”, o espetáculo é dirigido por Larissa Luz. Além dela, os foliões também curtiram apresentações de Nelson Rufino, Batifun, Mariene de Castro, Márcio Victor, Juliana Ribeiro e Ju Moraes.
O Alô Alô Folia é uma realização do portal Alô Alô Bahia e conta com apoio da BYD, Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador Shopping, Costa do Sauípe, Shopping da Bahia e Governo da Bahia.