O trio elétrico de Armandinho e Irmãos Macêdo voltará a desfilar movido a gás natural no Carnaval de Salvador em 2026. Após a experiência considerada bem-sucedida no ano passado, o projeto será repetido e ampliado, com a adesão do Olodum, reforçando a aposta em soluções mais sustentáveis na maior festa popular da Bahia.
A atração comandada por Armandinho sai no sábado (14), no circuito Osmar (Campo Grande), e de domingo (15) a terça-feira (17), no circuito Dodô (Barra-Ondina), sempre a partir das 18h. Já o Olodum contará com caminhão movido a gás natural na sexta-feira (13) e terça-feira (17), no circuito Osmar, e no domingo (15), no circuito Dodô.
A iniciativa integra um projeto do Governo da Bahia, por meio da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), com foco em inovação e sustentabilidade. A proposta é demonstrar a viabilidade do uso do gás natural em veículos de grande porte, reduzindo a emissão de poluentes e de gases de efeito estufa durante o Carnaval.
O diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, afirma que a ação faz parte do processo de descarbonização da festa. “A iniciativa tem relevância estratégica, considerando que o diesel é um dos principais combustíveis utilizados no Brasil e um dos mais poluentes. Além disso, aproximadamente metade do diesel destinado ao segmento automotivo é importada”, explica.

Segundo ele, a substituição do diesel pelo gás natural produzido e comercializado no Nordeste também gera impactos econômicos positivos. “Essa mudança fortalece a economia local e gera impactos positivos na balança comercial, ao diminuir a necessidade de compra de um combustível fóssil pesado, demasiadamente poluente e importado. Além dos ganhos ambientais com a redução de emissões, a iniciativa promove benefícios econômicos ao incentivar o uso de uma fonte energética regional, mais econômica e sustentável”, afirma.
De acordo com Magno Bernardo, assessor de Tecnologia de Gás Natural da Bahiagás, o uso do combustível em caminhões e ônibus traz ganhos ambientais expressivos. “Reduz em mais de 30% a emissão de dióxido de carbono (CO2) e praticamente zera a emissão de particulados poluentes que prejudicam a qualidade do ar. Além disso, traz outras vantagens como mais economia, menor nível de ruído e maior eficiência”.
Pioneiro, o Trio Elétrico Armandinho e Irmãos Macêdo foi o primeiro da história do Carnaval baiano a desfilar movido a gás natural. Em 2025, em apenas um dia de folia, utilizou 15% da capacidade máxima do tanque de GNL, mantendo 85% de autonomia, incluindo o percurso no circuito Dodô e o deslocamento entre o Parque de Exposições e a Barra.
O Alô Alô Folia é uma realização do portal Alô Alô Bahia e conta com apoio da BYD, Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador Shopping, Costa do Sauípe, Shopping da Bahia e Governo da Bahia.