Os foliões do Bloco Camaleão vão pular o Carnaval de 2026 em clima de nostalgia. Isso por que a agremiação vai relembrar a festa de 1986, trazendo um abadá com design que faz referência ao primeiro modelo do bloco, criado na década de 1980.
Assinado por Pedrinho da Rocha, a fantasia resgata, nas cores e nos desenhos, elementos marcantes do modelo de estreia do Camaleão, lançado em 1986. “Nos anos 80 ainda tinha uma influência do tropicalismo e eu quis fazer uma homenagem àquele mundo tropical que a gente vivia, epresentando um pouco aquela questão da natureza, das florestas”, comentou Pedrinho.

Abadá Camaleão 2026 (Foto: Divulgação)
Conforme Joaquim Nery, diretor do Bloco Camaleão, a escolha de Pedrinho para assinar as camisas é uma forma de celebrar em grande estilo os 40 anos da agremiação, que se tornou um das mais tradicionais do Carnaval de Salvador.
“Celebrar os 40 anos dessa fantasia é mais do que revisitar uma imagem marcante do Camaleão, é reverenciar a criatividade e a ousadia de Pedrinho da Rocha, que em 1986 transformou arte em identidade. Essa fantasia atravessou gerações, virou símbolo e segue viva, colorida e pulsante, como o próprio Carnaval da Bahia. Vamos reviver essa história em 2026.”, comentou Joaquim Nery, diretor do Bloco Camaleão.
Sob o comando de Bell Marques, o Camaleão desfila no domingo, segunda e terça de Carnaval. Os abadás ainda estão sendo vendidos antecipadamente no site Central do Carnaval e também na loja física no Shopping da Bahia.
O Alô Alô Folia é uma realização do portal Alô Alô Bahia e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador Shopping, Shopping da Bahia e Governo da Bahia.