Emocionada, Carol Dieckmann usou as redes sociais para homenagear uma de suas melhores amigas, Preta Gil, que faleceu em julho de 2025, em decorrência de complicações de um câncer. Neste domingo (8), seria realizada mais uma edição do Bloco da Preta, que desfilou por 16 anos no Centro do Rio de Janeiro e foi cancelado devido à morte da cantora.
“Daria tudo por esse abraço; por esses dias em q ela era alegria pura… ESSE DIA SERIA HOJE. O meu carnaval sempre foi -e sempre será- ELA. Amor da minha vida, q vc sinta daí esse abraço em forma de luz, porque é assim q a gente se abraça agora. Te amo, te celebro, te honro, pra sempre. Pra sempre PRETA GIL”, escreveu Carol.
Circuito Preta Gil
Em 2026, o trajeto oficial dos megablocos do centro do Rio de Janeiro passou a se chamar Circuito Preta Gil. Palco dos desfiles dos maiores blocos carnavalescos da capital fluminense, o trajeto tem início na Rua Primeiro de Março, entre a Rua do Rosário e a Rua do Ouvidor, seguindo pela Avenida Presidente Antônio Carlos, até a altura da Rua Araújo Porto Alegre.
De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes, a filha do cantor e compositor Gilberto Gil foi “decisiva na retomada do carnaval de rua no centro da cidade” e ajudou a transformar o espaço em um símbolo de cidadania cultural. O documento destaca ainda a importância do Bloco da Preta, criado em 2009, que reuniu milhões de foliões ao longo dos anos e se consolidou como uma das maiores atrações do carnaval carioca.
View this post on Instagram