Caminhada da Pedra de Xangô celebra fé, cultura e resistência neste domingo (8) em Salvador

Caminhada da Pedra de Xangô celebra fé, cultura e resistência neste domingo (8) em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Jefferson Peixoto

Publicado em 08/02/2026 às 10:36 / Leia em 2 minutos

A 17ª Caminhada da Pedra de Xangô acontece neste domingo (8), em Salvador, reunindo comunidades de terreiro, movimentos culturais e a população em geral em um ato religioso e cultural que celebra e defende a Pedra de Xangô como símbolo sagrado das religiões de matriz africana.  O evento conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos, e terá a participação de adeptos de outros estados brasileiros, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

O cortejo percorre cerca de dois quilômetros, saindo do Campo da Pronaica até a Pedra de Xangô. No local, acontece o depósito do tradicional Amalá de Xangô, prato dedicado ao orixá – composto por quiabo, carne de boi, azeite, frutas e outros vegetais – que é colocado aos pés do monumento, tombado como patrimônio cultural do município desde 2017.

A Pedra de Xangô é um monumento natural que, no século XIX, foi utilizado como esconderijo por negros e negras escravizados que fugiam de fazendas da região. Foi nesse território que se organizou o quilombo Orobu, também conhecido como Buraco do Tatu.

Já o Parque Pedra de Xangô destaca-se por ser o primeiro parque do Brasil com nome de orixá. O espaço reafirma a importância da preservação da cultura afro-brasileira e da memória histórica da população negra de Salvador.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia