Oxe, e não disseram que era pré-carnaval? Uma multidão marcou presença neste sábado (7) no Furdunço 2026, tradicional pré-Carnaval de Salvador. A principal novidade deste ano foi a mudança de dia: historicamente realizado aos domingos, o evento passou a ocorrer aos sábados, permitindo melhor distribuição do público e mais conforto aos foliões. Após 56 atrações, o encerramento ficou por conta do BaianaSystem, que levou o público ao delírio com seu show no tradicional Navio Pirata.
Antes de subir ao trio, Russo Passapusso, vocalista da banda, conversou com o Alô Alô Bahia sobre a importância do Furdunço para o grupo. “Esse é o momento mais importante para a gente. É o contato com o público, o entendimento do público. É onde a gente consegue perceber as nossas músicas dentro do ambiente popular, como as pessoas cantam, como elas recebem. Acho que é no Furdunço que a gente mais ouve as nossas músicas”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Segundo Russo, o desfile funciona também como um termômetro social e emocional. “É um grande momento de reflexão, de sintonizar o nosso entendimento da linha do tempo, do que está acontecendo no mundo, nesse cataclismo de coisas. A gente sente a rua”, completou.
Formado em 2009, o BaianaSystem surgiu com a proposta de explorar novas possibilidades sonoras, unindo a guitarra baiana ao conceito de “sound system”, sistemas de som criados e popularizados na Jamaica. Desde então, o grupo se consolidou como referência da música baiana contemporânea, combinando ritmos tradicionais e eletrônicos, com apresentações que se destacam nos principais eventos de rua do Carnaval.
O Alô Alô Folia é uma realização do portal Alô Alô Bahia e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador Shopping, Shopping da Bahia e Governo da Bahia.