BaianaSystem fala sobre relação intensa com a rua durante o Furdunço: “É o momento mais importante para a gente”

BaianaSystem fala sobre relação intensa com a rua durante o Furdunço: “É o momento mais importante para a gente”

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Alô Alô Folia 2026

Alô Alô Bahia

Publicado em 07/02/2026 às 23:59 / Leia em 3 minutos

Na concentração para mais um desfile no Furdunço, realizado neste sábado (7), o BaianaSystem recebeu com exclusividade a equipe do Alô Alô Bahia para uma conversa sobre a importância do pré-Carnaval na trajetória do grupo.

Para Russo, o Furdunço ocupa um lugar central na experiência artística da banda. “Esse é o momento mais importante para a gente. É o contato com o público, o entendimento do público. É onde a gente consegue perceber as nossas músicas dentro do ambiente popular, como as pessoas cantam, como elas recebem. Acho que é no Furdunço que a gente mais ouve as nossas músicas”, afirmou.

Segundo o vocalista, o desfile também funciona como um termômetro social e emocional. “É um grande momento de reflexão, de sintonizar o nosso entendimento da linha do tempo, do que está acontecendo no mundo, nesse cataclismo de coisas. A gente sente a rua”, completou.

Durante a entrevista, Russo destacou a força coletiva que sustenta o projeto, citando músicos e parceiros que acompanham o BaianaSystem ao longo dos anos, como BNegão, Vandal e integrantes da formação que sobe ao trio neste domingo. Em tom sincero, ele também surpreendeu ao falar sobre o futuro do grupo na folia. “A gente não sabe do dia de amanhã, não sabe se o Baiana no ano que vem vai estar no Carnaval. O que a gente garante é o momento de hoje”, disse.

Russo antecipou ainda que o público verá materializar na avenida encontros recentes do grupo, como as parcerias com Liniker e Luedji Luna, incorporadas ao processo criativo do verão. “O que a gente está falando aqui vai se materializar”, resumiu, desejando um “bom Furdunço” ao público.

Beto Barreto reforçou a importância histórica dessas colaborações e lembrou que artistas como BNegão acompanham o grupo desde antes das grandes aparições no pré-Carnaval. “BNegão está com a gente desde o primeiro trio, lá em 2010. Tem Vandal, tem Liniker, que está aqui hoje, e Luedji, que acabou de fazer o Baile Pirataria com a gente”, destacou.

O músico também comentou o momento atual da banda, impulsionado pelo lançamento recente de uma mixtape e pela valorização da instrumentação pesada no trio. “A gente vem muito embebido disso, de reverenciar os músicos e musicistas do Carnaval, que são quem constrói essa história. A novidade é poder tocar várias coisas, levar para a rua o que a gente fez no Baile Pirataria. No trio, é completamente diferente”, explicou.

Criado em 2014, o Furdunço se consolidou como uma das principais prévias do pré-Carnaval de Salvador. Desde então, o BaianaSystem participou de todas as edições, transformando o desfile do Navio Pirata em um dos momentos mais aguardados da festa. No Carnaval 2026, o grupo se apresenta nos circuitos Barra-Ondina (13/02) e Campo Grande (14 e 17/02). A banda também faz uma apresentação especial no Camarote Salvador, no dia 12 de fevereiro, marcando a estreia no espaço com convidados como Lazzo Matumbi e Caetano Veloso.

O Alô Alô Folia é uma realização do portal Alô Alô Bahia e conta com apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, Salvador Shopping, Shopping da Bahia e Governo da Bahia.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia