Salvador recebe exposição inspirada nos famosos personagens de Ziraldo

Salvador recebe exposição inspirada nos famosos personagens de Ziraldo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 06/02/2026 às 11:16 / Leia em 2 minutos

O Museu de Arte da Bahia recebe, entre os dias 21 de abril e 28 de junho, a exposição “Mundo Zira”, que propõe uma jornada interativa e imersiva pelas criações mais celebradas do desenhista e escritor Ziraldo. Entre os destaques da mostra, estão espaços dedicados a clássicos como Flicts, O Menino Maluquinho e A Turma do Pererê. A entrada é gratuita e mais detalhes sobre a retirada dos ingressos ainda serão divulgados.

Com painéis projetados, artes gráficas e experiências sensoriais, “Mundo Zira” o público de todas as idades a mergulhar no universo do autor, estimulando imaginação, afeto e criatividade. A produção é do Centro Cultural Banco do Brasil Salvador.

 

Sobre Ziraldo

O desenhista e escritor Ziraldo, criador de personagens como o “O Menino Maluquinho”, faleceu em abril de 2024, aos 91 anos. Segundo familiares, ele morreu dormindo em casa, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Ziraldo foi um dos fundadores nos anos 1960 do jornal “O Pasquim”, referência no combate à ditadura militar no Brasil. O também chargista, caricaturista e jornalista mineiro iniciou a carreira nos anos 1950, na revista “Era uma vez…” e, em 1954, passou a fazer uma página de humor n’A Folha de Minas, onde, aos 6 anos de idade, teve seu primeiro desenho publicado.

Leitor assíduo desde a infância, Ziraldo foi batizado em homenagem aos pais. Seu nome é a combinação dos nomes Zizinha e Geraldo. Com Vilma Gontijo, com quem foi casado de 1958 a 2000, teve três filhos, Daniela, Fabrizia e Antônio. Desde 2002, era casado com Marcia Martins.

Ao longo da carreira, passou por importantes veículos nacionais, como “Jornal do Brasil” e “O Cruzeiro”, onde publicou charges políticas e cartuns. Com a “Turma do Pererê”, realizou um sonho de criança, se tornando autor de histórias em quadrinhos e publicando a primeira revista brasileira do gênero com um só autor, que deixou de ser publicada em 1964, com o início do regime militar, cinco anos antes da fundação, com outros humoristas, de “O Pasquim”.

Seu maior sucesso, “O Menino Maluquinho”, foi lançado em 1980 e é considerado um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro em todos os tempos.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia