Exposição gratuita em Vera Cruz resgata história das baleias jubarte na Baía de Todos-os-Santos

Exposição gratuita em Vera Cruz resgata história das baleias jubarte na Baía de Todos-os-Santos

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Tiago Mascarenhas

Divulgação

Publicado em 06/02/2026 às 10:27 / Leia em 2 minutos

A sede da organização PRO-MAR, localizada em Mar Grande, Vera Cruz, abriu as portas nesta quinta-feira (5) para a exposição itinerante “Salvador das Baleias”.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Projeto Baleia Jubarte e a Prefeitura de Vera Cruz, por meio da Secretaria de Economia Criativa, Cultura e Turismo (Sectur).

O acervo explora a profunda conexão histórica entre esses mamíferos gigantes e a Baía de Todos-os-Santos. A mostra detalha não apenas o comportamento e a visita anual dos animais à costa baiana, mas também revisita o passado da Ilha de Itaparica, que abrigou as primeiras indústrias baleeiras do Brasil na época em que a caça era uma atividade permitida e econômica.

André Reis, titular da Sectur, destaca que o objetivo da ação é estimular a curiosidade da população local. A ideia é fortalecer o senso de pertencimento da comunidade em relação à biodiversidade marinha da região e à presença constante das jubartes em suas águas.

O coordenador do Projeto Baleia Jubarte, Gustavo Rodamilans, celebrou a acolhida da PRO-MAR e o convite da gestão municipal. Ele reforçou o papel histórico que as baleias tiveram no desenvolvimento urbano antigo, lembrando o pioneirismo da ilha na exploração comercial que, hoje, dá lugar à conservação e ao turismo de observação.

A exposição está aberta ao público e tem entrada gratuita. Os interessados podem visitar o espaço na sede da PRO-MAR, em Vera Cruz, até o dia 15 de março.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia