Ambulantes do circuito Barra-Ondina começam a receber kits de trabalho e transporte gratuito para o Carnaval

Ambulantes do circuito Barra-Ondina começam a receber kits de trabalho e transporte gratuito para o Carnaval

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Otávio Santos / Secom PMS

Publicado em 04/02/2026 às 18:08 / Leia em 2 minutos

A Prefeitura de Salvador iniciou nesta quarta-feira (4) a entrega dos kits de trabalho e dos cartões de transporte gratuito para ambulantes credenciados no Circuito Dodô (Barra-Ondina) durante o Carnaval. A ação é realizada por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e segue até sexta-feira (6), das 8h às 17h, na Rua Afonso Celso, nº 329, na Barra.

Para retirar o material, os ambulantes devem apresentar o voucher com QR Code recebido durante a capacitação obrigatória realizada em janeiro, além de um documento de identidade. O atendimento é feito de forma rápida e individual.

Já os ambulantes que irão atuar no Circuito Osmar (Centro) poderão retirar os kits no domingo (8) e na segunda-feira (9), na Rua Araújo Pinho, no bairro do Canela.

Os kits incluem isopor, cadeado, sombreiro, camisa com proteção UV, protetor solar, capa de chuva e itens de higiene pessoal. Além disso, os trabalhadores recebem um cartão de transporte público gratuito, válido por 11 dias, que pode ser utilizado pelo ambulante e por um acompanhante.

Segundo o diretor-geral da Semop, Alysson Carvalho, a iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas à valorização dos ambulantes. “O kit deste ano prioriza conforto, dignidade e segurança, com itens essenciais para o dia a dia de trabalho”, afirmou. Ele destacou ainda benefícios adicionais, como acesso a restaurantes populares, pontos de descanso, hidratação, recarga de celulares e apoio logístico próximo aos circuitos.

Com mais de 30 anos de experiência como ambulante no Carnaval, Rita de Cássia Melo comemorou a inclusão do cadeado no kit. “Agora dá para deixar o isopor fechado e ir para casa mais tranquila”, disse. Já Daniele Santana, que atua há cinco anos em festas populares, afirmou estar otimista com o aumento nas vendas. “Com transporte garantido para mim e para o parceiro de trabalho, fica ainda melhor”, afirmou.

Para ter direito aos kits, os ambulantes participaram de um curso de capacitação que abordou legislação, licenciamento, técnicas de vendas, segurança e higiene. Durante a formação, também foram reforçadas regras como a proibição da venda de produtos de marcas não autorizadas, o uso de carros de mão e a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. O descumprimento das normas pode resultar na cassação imediata da licença.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia