Ivana Bastos protagoniza momento inédito na abertura do ano legislativo na Bahia

Ivana Bastos protagoniza momento inédito na abertura do ano legislativo na Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

CarlosAmilton/AgênciaALBA

Publicado em 04/02/2026 às 10:12 / Leia em 3 minutos

Pela primeira vez na história do Parlamento baiano, uma mulher no exercício da Presidência da Assembleia Legislativa da Bahia passou em revista à Tropa da Guarda de Honra da Polícia Militar. Às 9h40 desta terça-feira (3), a deputada Ivana Bastos se posicionou na área externa do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães para conduzir a cerimônia militar que marcou o início da solenidade de abertura dos trabalhos legislativos de 2026.

O momento inédito reuniu secretários estaduais, autoridades do Judiciário, parlamentares, servidores e profissionais da imprensa, que acompanharam o tradicional Desfile da Continência na rampa do prédio-sede da ALBA, ladeada por 15 lanceiros do Esquadrão da Polícia Montada. Alinhados em formação, os policiais militares prestaram honras à Presidência do Legislativo, em um ritual que simboliza respeito, hierarquia e disciplina.

Mais de 100 policiais participaram do Rito da Revista, também marcado por outro fato inédito: a cerimônia foi conduzida por duas mulheres. “Comandante da Guarda de Honra, capitã PM Novaes, apresento, à senhora presidente da Assembleia Legislativa, o Dispositivo pronto para a revista”, anunciou a oficial. Ao som da Banda de Música Maestro Wanderley, a mais antiga organização musical militar do Brasil, fundada em 1849, Ivana Bastos percorreu o trajeto cerimonial.

Em passo firme, a presidente da ALBA recebeu a reverência da tropa, com continência e apresentação de armas. A deputada acompanhou inicialmente a saudação da Guarda-Bandeira, responsável pela custódia do Pavilhão Nacional e da Bandeira da Bahia, gesto que, no contexto legislativo, representa a renovação do compromisso com a Constituição. Na sequência, inspecionou a tropa de honra formada por 60 cadetes da Academia da Polícia Militar, todos trajando o tradicional uniforme de gala azul ferrete da PMBA.

O ato simbólico da revista à tropa representa, ao mesmo tempo, o reconhecimento da prontidão dos militares e a homenagem à autoridade civil que preside o Parlamento. No campo institucional, reafirma a garantia da ordem e da paz social para o pleno exercício das funções legislativas.

Emocionada com o momento histórico, Ivana Bastos destacou o significado da retomada dos trabalhos em um ano eleitoral. “A Assembleia Legislativa respira presença, pluralidade e compromisso com a Bahia, mantendo-se firme no trabalho, sempre com seriedade pública, construindo uma relação de confiança com o povo. Em 2026, estabelecemos metas claras, sendo a principal delas assegurar o funcionamento pleno da ALBA em ano de eleição. Reafirmamos a valorização do trabalho parlamentar, garantindo condições adequadas para o exercício do mandato, além do respeito às prerrogativas das deputadas e deputados, com ambiente institucional equilibrado”, afirmou.

Minutos após o encerramento da revista, o governador Jerônimo Rodrigues chegou à Assembleia para a leitura da Mensagem Anual de Governo. Recebido pela presidente da Casa, o chefe do Executivo seguiu para o Salão Nobre e, posteriormente, para o Plenário Orlando Spínola, onde apresentou um balanço das ações do ano anterior e detalhou os projetos previstos para 2026 nas diversas áreas da administração pública estadual.

Também nesta terça-feira (3), outra mulher fez história na Bahia. Ivana Teixeira se tornou a primeira mulher a chegar ao posto de coronel da Polícia Militar em 200 anos.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia