A Polícia Militar da Bahia viveu um momento histórico nesta terça-feira (3) com a promoção da primeira mulher ao posto máximo da corporação em seus 200 anos de existência. A então tenente-coronel Ivana Teixeira, do Departamento de Saúde, foi elevada à patente de coronel durante cerimônia em que o governador Jerônimo Rodrigues assinou a promoção de 130 oficiais da PMBA, entre eles sete novos coronéis. As nomeações serão publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (4).
A ascensão de Ivana Teixeira marca um avanço simbólico e institucional para a corporação, tradicionalmente masculina, e representa a abertura de novos caminhos para a presença feminina nos mais altos cargos da segurança pública baiana. “É um sentimento de felicidade por ter a carreira coroada pela promoção, mas também é a responsabilidade de representar todas as mulheres da Polícia Militar. Que esse caminho, essa porta que agora se abre, seja apenas um início para que outras tantas estejam aqui brevemente”, afirmou a agora coronel.

130 oficiais da Polícia Militar foram promovidos | Foto: Matheus Landim/GOVBA
Durante o ato, o governador destacou o reconhecimento ao trabalho e à dedicação dos oficiais promovidos, ressaltando a confiança do Estado na atuação da Polícia Militar. “Estamos aqui demonstrando nosso respeito. Aos que assumem a nova missão e recebem a nova patente, desejo sucesso e responsabilidade no compromisso com a Polícia Militar. Reafirmo minha confiança na Polícia Militar, estabelecida aqui com essas novas nomeações”, declarou Jerônimo Rodrigues.
As promoções fazem parte de um conjunto de ações do Governo da Bahia voltadas à valorização da tropa e ao fortalecimento da segurança pública. Segundo o comandante-geral da PM, coronel Antônio Magalhães, o avanço na carreira dos oficiais reflete o compromisso contínuo da gestão com a corporação. “Estamos promovendo coronéis, majores e capitães. É uma forma de demonstrar sensibilidade e compromisso permanente com a segurança pública, especialmente com a Polícia Militar”, destacou.
Para o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, além de reconhecer trajetórias profissionais, as promoções contribuem diretamente para o fortalecimento institucional da PMBA. “O governo segue investindo na Polícia Militar da Bahia, força bicentenária e patrimônio dos baianos. As 130 promoções recompõe o quadro de oficiais e cumpre um compromisso da gestão, fortalecendo ainda mais a corporação”, afirmou.