Gestores da Prefeitura de Salvador se reuniram, nesta terça-feira (3), para alinhar estratégias da Operação Carnaval 2026. O encontro, intitulado “Os Bastidores do Carnaval: Preparando as Lideranças para o Carnaval 2026”, reuniu cerca de 300 gestores municipais e foi promovido pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge), em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e a Empresa Salvador Turismo (Saltur).
A atividade ocorreu no Auditório Makota Valdina, no prédio da Secult, no Comércio, com o objetivo de fortalecer a integração entre os órgãos, promover o alinhamento institucional e antecipar soluções para os desafios da maior festa de rua do mundo.
Durante a reunião, a vice-prefeita de Salvador e secretária da Secult, Ana Paula Matos, destacou o impacto econômico do Carnaval, que movimenta mais de R$ 2 bilhões na economia local, incluindo os festejos do pré-Carnaval. Segundo ela, a festa é a principal expressão cultural da cidade e também um importante vetor de geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico e social.
“A cidade respira cultura, arte e vibra Carnaval. Quanto mais atividade cultural, mais economia criativa; quanto mais Carnaval, mais turismo e mais recursos circulando na economia”, afirmou.
Ana Paula Matos ressaltou ainda que o planejamento da festa começa muito antes da folia ocupar as ruas. “Os artistas e foliões são as estrelas, mas, na gestão, cada secretaria e cada equipe fazem a diferença. É com diálogo, responsabilidade e amor pela cidade que construímos o melhor Carnaval do planeta”, disse.
A abertura da mesa foi conduzida pela subsecretária de Gestão, Rafaella Pondé, que representou o secretário municipal de Gestão, Alexandre Tinôco. Ela explicou que o encontro faz parte da agenda estratégica da Prefeitura para a realização do Carnaval.
“Preparar quem lidera é essencial para realizar a maior operação de rua do mundo. Trabalhamos para fortalecer a gestão integrada, promover inovação nos serviços públicos e valorizar a cultura e a diversidade”, destacou.
Rafaella também ressaltou a importância da troca de experiências entre os gestores e do alinhamento da comunicação entre as lideranças envolvidas na organização da festa, especialmente diante da expectativa de aumento no número de visitantes neste ano.
Para o secretário Alexandre Tinôco, a preparação antecipada e a integração entre as secretarias são fundamentais para garantir uma operação eficiente, organizada e humanizada. Segundo ele, o Carnaval de Salvador exige planejamento, diálogo e valorização das pessoas que fazem a festa acontecer.
Com o tema “O Samba Nasceu Aqui”, o Carnaval 2026 celebra os 110 anos do primeiro registro fonográfico de um samba, a música “Pelo Telefone”, de 1916, e reforça o papel da Bahia e do Recôncavo como berço do ritmo. A festa acontece entre os dias 12 e 18 de fevereiro.
O presidente da Saltur, Isaac Edington, que atua na organização do Carnaval há mais de 30 anos, destacou a dimensão do evento e a importância da união entre as lideranças. “Estamos reunidos para conhecer melhor o trabalho uns dos outros e entender como podemos nos apoiar. Encontros como esse deixam a operação ainda mais azeitada”, afirmou.
Após a mesa de abertura, representantes das secretarias municipais fizeram apresentações de até dez minutos, abordando as atribuições de cada órgão no contexto do Carnaval, a retrospectiva de 2025, as inovações previstas para este ano e os principais pontos de atenção para a realização da festa.