A cidade de Irecê, no interior da Bahia, recebe nesta quinta-feira (5) a 3ª edição do Fórum S.O.S Bahia, iniciativa da Fundação Índigo em parceria com o União Brasil. O encontro terá como tema “Caminhos para Transformar a Realidade do Semiárido Baiano” e reunirá lideranças políticas e especialistas para discutir os impactos da seca no estado.
A palestra de abertura será ministrada pelo ex-governador do Ceará e ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes. A programação inclui ainda uma roda de debate com o ex-governador da Bahia Paulo Souto e o presidente da Fundação Índigo e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.
Esta é a primeira edição do S.O.S Bahia em 2026 e tem como foco a crise hídrica no semiárido, abordando os efeitos da estiagem prolongada na vida da população e na produção agropecuária do sertão baiano.
Dados apresentados pela organização do evento apontam que, em abril de 2025, cerca de 2 milhões de pessoas foram impactadas pela seca extrema, levando 65 municípios a decretarem situação de emergência. Em parte das cidades do centro-norte baiano, o cenário foi considerado o mais grave dos últimos 40 anos.