Ministra Margareth Menezes participa de entrega simbólica do restauro do Palacete Góes Calmon

Ministra Margareth Menezes participa de entrega simbólica do restauro do Palacete Góes Calmon

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Zeza Maria

Publicado em 30/01/2026 às 15:17 / Leia em 2 minutos

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou, nesta sexta-feira (30), em Salvador, da entrega simbólica das obras de conservação e restauro do Palacete Góes Calmon, finalizadas em dezembro. O edifício histórico abriga a Academia de Letras da Bahia, no bairro de Nazaré.

As intervenções, viabilizadas por meio da Lei Rouanet, tiveram caráter emergencial e garantem mais segurança estrutural e preservação do patrimônio, com a recuperação de mais de 100 portas, janelas e esquadrias, além de gradis e vitrais originais do imóvel.

Além da restauração física, o projeto amplia o acesso e o conhecimento sobre o palacete ao incluir ações de educação patrimonial, como a publicação de um livro dedicado à história do edifício e a realização de visitas guiadas acessíveis voltadas a escolas e universidades. Para a execução das obras, o Ministério da Cultura autorizou quase R$ 1 milhão em recursos via Lei Rouanet, com 97,73% do valor total efetivamente captado.

Antiga residência da família Góes Calmon e primeira sede do Museu de Arte da Bahia, o imóvel se destaca por sua riqueza arquitetônica e artística e por abrigar um importante acervo documental e bibliográfico que retrata a história de Salvador e do Brasil.

Desde 1983, o imóvel sedia a Academia de Letras da Bahia, uma das mais antigas instituições culturais do país. A entidade promove atividades abertas ao público ministradas por acadêmicos e convidados, dentre estudiosos, docentes, pesquisadores e renomados profissionais das diversas áreas do conhecimento.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia