Última sexta-feira do mês: Bonfim une fé, tradição e novos sabores na Colina Sagrada

Última sexta-feira do mês: Bonfim une fé, tradição e novos sabores na Colina Sagrada

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion/Alô Alô Bahia

Reprodução/Viver Vitória

Publicado em 29/01/2026 às 17:18 / Leia em 3 minutos

Na última sexta do mês, neste 30 de janeiro, baianos e visitantes sobem a Colina Sagrada, em Salvador, para agradecer ou pedir bênçãos na Igreja Basílica de Nosso Senhor do Bonfim, um dos mais profundos símbolos de fé, devoção e identidade cultural da Bahia. Em sua maioria vestidos de branco, fiéis e devotos tomam as escadarias do Santuário em um gesto de agradecimento pelas graças alcançadas ao longo do mês, um ritual que cresce em importância e frequência entre os moradores locais, consolidando-se como uma tradição que mistura fé e cultura.

Estender a permanência na Colina Sagrada após os momentos de devoção virou também um convite à descoberta de sabores e experiências gastronômicas que complementam a visita à região, que abriga espaços tradicionais e recém-inaugurados.

Sagratto Café Bar tem menu do chef Victor Bebé

No lado direito da Colina, o Sagratto Café Bar é onde leveza e autenticidade se encontram no menu do chef Victor Bebé. Por lá, são servidas refeições que acompanham boa parte do dia, do café da manhã regional (de sexta a domingo) ao Happy Hour, com menu especial de almoço também, com sabores que combinam sertão, Recôncavo e litoral, sem clichês e com um toque de contemporaneidade. O ambiente combina charme com o olhar atento aos detalhes da sócia Grazy Andrade, harmonizando o clima afetivo com a gastronomia cuidadosa.

Mais informações: @sagrattocafebar.

Encantos da Maré conta com o sorriso e tempero de Deliene Mota

Vizinho da imponente Basílica, o Encantos da Maré é um endereço querido por quem deseja prolongar a visita com uma refeição que combina tradição em sua essência. Com um cardápio que valoriza a culinária baiana, de pratos típicos a opções mais leves, o restaurante é conhecido pela atenção ao tempero e pela atmosfera calorosa, ideal para famílias, grupos de amigos ou até para quem quer apenas apreciar a vista para a Baía de Todos-os-Santos, após a celebração religiosa e enquanto degusta as delícias da simpática chef Deliene Mota.

Mais informações: @encantosdamare.

Fernanda Possa assina menu do novo Gonçalo

Inaugurado em dezembro, o Gonçalo do Amarante já chama atenção como uma das opções gastronômicas no entorno do Bonfim. Instalado na Casa dos Romeiros, o restaurante traz um cardápio diversificado assinado pela chef Fernanda Possa, combinando uma cozinha contemporânea que dialoga com as raízes baianas.

A Colina do Bonfim, além de centro de devoção, se consolida atualmente como um ponto de encontro que transborda significado para baianos e visitantes. Ao subir a ladeira na última sexta do mês, muitos não apenas renovam suas esperanças e gratidões, mas também descobrem nas esquinas, mesas e sabores um convite a permanecer, a conversar, a partilhar histórias e refeições em uma Salvador tão tradicional quanto pouco explorada pelos próprios soteropolitanos. Vamos?

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia