O Ministério da Educação (MEC) liberou na madrugada desta quinta-feira (29) o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026.
Os estudantes que participaram do processo seletivo, realizado entre 19 e 23 de janeiro, já podem consultar a lista de aprovados diretamente no site oficial do programa.
Os candidatos selecionados nesta primeira etapa devem se preparar para o registro acadêmico. O período de matrícula nas instituições de ensino começa no dia 2 de fevereiro.
Como cada universidade ou instituto federal possui autonomia para definir seus próprios editais de matrícula, locais e horários de atendimento, é indispensável que o estudante consulte as regras específicas da instituição para a qual foi aprovado para não perder a vaga.
Quem não foi convocado na chamada regular ainda pode continuar na disputa. O prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera foi aberto nesta quinta-feira (29) e segue até o dia 2 de fevereiro. O procedimento deve ser feito na página do Sisu.
Nesta fase, o candidato precisa optar por concorrer à lista de espera em apenas uma das duas opções de curso indicadas no momento da inscrição. A convocação desses candidatos será feita posteriormente pelas próprias instituições de ensino.
A edição de 2026 do Sisu ofertou um total de 274,8 mil vagas em 7.399 cursos de graduação distribuídos por 136 instituições públicas em todo o Brasil.
O processo seletivo deste ano inovou ao permitir o uso de notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023, 2024 ou 2025), exigindo apenas que o candidato tivesse concluído o ensino médio e não tivesse zerado a prova de redação.