O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de acumulado de chuva com grau de severidade classificado como perigo potencial para esta quarta-feira (28) em Salvador e mais de 70 municípios da Bahia. O aviso é válido para diferentes regiões do estado, incluindo a capital, a Região Metropolitana, além do Nordeste, Sul, Centro-Sul e Centro-Norte baiano.
De acordo com o Inmet, a previsão indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo alcançar até 50 milímetros ao longo do dia. O órgão aponta baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, principalmente em áreas que já apresentam histórico de vulnerabilidade.
Entre os municípios incluídos no alerta estão Alagoinhas, Amélia Rodrigues, Araçás, Arataca, Aratuípe, Aurelino Leal, Barro Preto, Belmonte, Buerarema, Cachoeira, Cairu, Camacan, Camaçari, Camamu, Canavieiras, Candeias, Cardeal da Silva, Catu, Dias d’Ávila, Dom Macedo Costa, Entre Rios, Esplanada, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Igrapiúna, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itanagra, Itaparica, Itapé, Ituberá, Jaguaripe, Jussari, Laje, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Maraú, Mascote, Mata de São João, Muniz Ferreira, Nazaré, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Pojuca, Presidente Tancredo Neves, Salinas da Margarida, Salvador, Santa Luzia, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Francisco do Conde, São José da Vitória, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Taperoá, Teodoro Sampaio, Terra Nova, Ubaitaba, Una, Uruçuca, Valença e Vera Cruz.
Previsão do tempo em Salvador
Em Salvador, a quarta-feira já começou com registros de chuva intensa em alguns pontos da cidade. Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) no início da semana, a previsão era de céu parcialmente nublado, com 60% de chance de chuva ao longo do dia. Apesar da instabilidade, o calor segue forte, com temperaturas que podem chegar a 33 °C.
A partir da quinta-feira (29), o sol deve aparecer com mais intensidade na capital baiana. A probabilidade de chuva diminui para 30%, os ventos permanecem moderados e as temperaturas continuam elevadas, com máxima prevista de 33 °C. Na sexta-feira (30), o cenário se mantém semelhante, com sol entre nuvens, 40% de chance de chuva e termômetros podendo alcançar 34 °C.
O fim de semana deve ser marcado por calor ainda mais intenso e ventos mais fortes. No sábado (31), apesar da presença do sol, há previsão de chuvas pontuais, com 40% de chance e ventos que podem chegar a 32 km/h, considerados fortes. Já no domingo (1º), o tempo segue parcialmente nublado, com menor possibilidade de chuva, em torno de 30%, e ventos também intensos, alcançando até 30 km/h. As temperaturas permanecem altas, variando entre mínima de 23 °C e máxima de 34 °C.