Cerca de 85% dos moradores que solicitaram pela internet a credencial para acesso às áreas de circulação restrita do Carnaval já receberam os adesivos em casa, segundo a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Entre setembro e dezembro do ano passado, moradores de aproximadamente 10 mil residências realizaram o cadastro. Desse total, quase 8,5 mil já estão com as credenciais.
Quem ainda não fez a solicitação pode comparecer a um dos dois postos de atendimento montados pela Transalvador para cadastrar o veículo e retirar os adesivos. Um dos pontos funciona na loja Ferreira Costa, nos Barris, com atendimento diário das 9h às 18h, até o dia 17 de fevereiro.
O outro posto está localizado no Piso 3, Setor Oeste, do Shopping Barra, funcionando todos os dias, dentro do horário de funcionamento do centro de compras. Nesse local, os atendimentos seguem até o dia 11 de fevereiro.
Moradores que solicitaram a credencial pela internet e não a receberam em casa até a próxima segunda-feira (2) devem se dirigir a um dos postos para regularizar a situação.
Credenciais sem placa
Neste ano, as credenciais não trazem o número da placa do veículo. O automóvel, no entanto, precisa estar previamente cadastrado no sistema da Transalvador, o que garante o acesso à subzona correspondente ao endereço do imóvel.
O adesivo permite que os agentes identifiquem os veículos e orientem os condutores. Nos casos em que o morador recebeu duas credenciais, elas podem ser utilizadas em qualquer um dos dois veículos previamente cadastrados.
Assim como em anos anteriores, o Carnaval contará com cinco grandes áreas de restrição de circulação de veículos, subdivididas em 12 subáreas. As credenciais são específicas para cada uma dessas regiões.
Cada imóvel tem direito a até dois adesivos, que sempre serão iguais, já que permitem acesso apenas à subzona onde o endereço está localizado. Veículos sem a devida liberação ou que acessarem áreas diferentes da autorizada estarão sujeitos à autuação.
Portais de fiscalização
Ao todo, 16 portais de fiscalização serão instalados nos principais acessos às zonas de restrição do Carnaval. As estruturas funcionarão entre os dias 12 e 18 de fevereiro, sempre das 13h às 5h do dia seguinte.
A multa para quem transitar em local ou horário não permitidos é de R$ 130,16, infração de natureza média prevista no artigo 187, inciso I, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, o condutor recebe quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).