A Noite da Aclamação, projeto beneficente idealizado por Lore Improta e Léo Santana que visa arrecadar recursos em prol das Obras Sociais Irmã Dulce, acontece nesta quarta-feira (28), em Salvador, e promete ser histórico. Neste ano, o evento vai homenagear o ícone baiano Raul Seixas, um dos artistas mais influentes da música brasileira. Conhecido por um legado que mistura rock, poesia, irreverência e brasilidade, ele marcou gerações e segue inspirando artistas e apaixonados pela cultura nacional. A homenagem celebra não apenas sua obra, mas também sua importância para a música e identidade cultural da Bahia e do Brasil.
“A Noite da Aclamação nasceu para fazer a diferença na vida de quem mais precisa, e saber que estamos unindo solidariedade à homenagem de um ícone tão grandioso é muito emocionante. Raul é uma referência na música. Um artista baiano que revolucionou com sua arte, sua essência e sua originalidade. Homenageá-lo é homenagear a música e o legado incrível que ele deixou para nós (…)”, afirmam Lore e Léo.
O evento, que já atingiu a marca de 90% das mesas preenchidas, tem direção artística de Elísio Lopes Jr. e decoração assinada por Sonia Mota. O chef Vini Figueira será o responsável por assinar o menu da noite, traduzindo a essência e os sabores da Bahia através de pratos que prometem surpreender os convidados.
Programação musical
Além da homenagem a Raul Seixas, a edição de 2026 do Baile da Aclamação contará com um show especial de Ivete Sangalo, fortalecendo ainda mais a conexão do evento com a cultura e a música baiana. A artista dividirá o palco com os cantores Xanddy e Tomate, deixando o momento ainda mais especial.
“Ter Ivete com a gente nessa edição é muito especial. Ela representa a força da Bahia, da nossa música e da nossa cultura. É uma alegria imensa unir o talento e a generosidade dela a um projeto que tem um propósito tão bonito”, destaca Lore. “Ivete é uma das maiores artistas do nosso país. Ter ela junto conosco em mais uma edição da nossa Noite da Aclamação, que é um momento tão especial, onde podemos ajudar uma causa tão nobre como as Obras Sociais Irmã Dulce, torna tudo ainda mais incrível”, acrescenta Léo Santana.
Dress Code
O Black Tie é o ponto de partida do dress code sugerido para a ocasião. O público é convidado a celebrar a essência e a cultura da Bahia e a expressar sua identidade com looks ousados, autorais e cheios de atitude. Para isso, vestidos, saias túnicas fluidas com estampas orgânicas, tecidos leves e texturizados, franjas, bordados, transparências e sobreposições são bem-vindos. Também vale apostar em acessórios como cintos com moedas, braceletes, lenços, medalhões, colares longos e chapéus. Para a paleta de cores, a sugestão é variar entre tons terrosos, vinho, ferrugem, dourado queimado, petróleo, roxo profundo e preto desbotado.
Obras Sociais Irmã Dulce
Toda a arrecadação do evento será destinada às Obras Sociais Irmã Dulce, instituição referência no acolhimento e cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Nas duas primeiras edições, a Noite da Aclamação arrecadou mais de R$ 2 milhões, valor integralmente revertido para a OSID e que contribuiu diretamente para a construção de 30 novos leitos de UTI oncológica. Neste ano, o objetivo é viabilizar a construção de uma nova sala de radioterapia, dobrando o número de atendimentos.