Enquanto torce pela vitória de Wagner Moura e “O Agente Secreto” no Oscar, em 15 de março, a equipe do Panorama Internacional Coisa de Cinema organiza a edição de 2026, que acontece de 25 de março a 1º de abril em Salvador. Mais antigo festival de cinema em atividade na Bahia, o Panorama também tem uma relação estreita com Kleber Mendonça Filho, diretor do filme que representa o Brasil no Oscar.
Em 2025, ao comemorar 20 edições, o Panorama Coisa de Cinema recebeu Kleber e a produtora Emilie Lesclaux para conversar com o público sobre “O Som Ao Redor”, longa vencedor da Competitiva Nacional do festival em 2012. O cineasta pernambucano premiado como melhor diretor em Cannes exibiu praticamente todos seus curtas no Panorama, com destaque para “Recife Frio”, em 2010.
Panorama Internacional Coisa de Cinema volta ao Cine Glauber Rocha em 2026
O Cine Glauber Rocha, que recebeu a pré-estreia de “O Agente Secreto” na capital baiana, é a sede do Panorama na cidade. Algumas mostras também serão exibidas na Sala Walter da Silveira. Em Cachoeira, o festival será entre 25 e 29 de março, no Cine Theatro Cachoeirano.
Os filmes selecionados para as mostras competitivas serão divulgados após o Carnaval, em coletiva de imprensa. A equipe de curadoria está finalizando a seleção dos quase 2000 filmes inscritos. Mostras especiais e homenagens serão anunciadas em breve.
O Panorama Internacional Coisa de Cinema tem patrocínio do Instituto Flávia Abubakir e apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.