O banqueiro André Esteves, sócio sênior do BTG Pactual, participou do Fórum Econômico Mundial, realizado entre os dias 19 e 23 de janeiro, em Davos, na Suíça. Ele esteve acompanhado de Roberto Sallouti, CEO do banco.
Nas redes sociais, Sallouti compartilhou um registro ao lado de Esteves e destacou o clima entre investidores globais durante o evento. Segundo o executivo, há um movimento crescente de interesse por mercados fora dos Estados Unidos, com países como o Brasil aparecendo como destino relevante para novos investimentos, especialmente se houver avanço em disciplina fiscal, redução da burocracia e segurança jurídica.
Entre os principais pontos debatidos em Davos, Sallouti citou a incerteza sobre a nova ordem geopolítica global, a apreensão dos investidores diante da postura dos Estados Unidos e o impacto da inteligência artificial no crescimento e na produtividade das economias. O executivo também mencionou que os elevados gastos fiscais no pós-pandemia mantêm os juros em patamares pressionados e recolocam a solvência fiscal dos países no centro das atenções.
Outro destaque foi a avaliação positiva sobre a Argentina, que, segundo ele, vem despertando otimismo no mercado internacional após avanços em disciplina fiscal e reformas pró-negócios. Países como Chile, Bolívia e Equador também foram citados como mercados em transformação.
“Quatro dias intensos, mas muito produtivos”, resumiu Sallouti ao comentar a participação no encontro, que reúne anualmente líderes políticos, empresariais e investidores de todo o mundo.