Imprensa internacional destaca indicações do Brasil ao Oscar

Imprensa internacional destaca indicações do Brasil ao Oscar

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução

Publicado em 23/01/2026 às 14:05 / Leia em 3 minutos

O Brasil alcançou um recorde histórico de indicações ao Oscar nesta quinta-feira (22), ao figurar em cinco categorias da premiação. O feito também teve ampla repercussão na imprensa internacional, que destacou o protagonismo do cinema brasileiro na edição de 2026.

O longa “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, concentrou quatro das indicações brasileiras: Melhor Filme Internacional, Melhor Filme, Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Elenco, categoria inédita na história do Oscar. A quinta indicação veio com o diretor de fotografia Adolpho Veloso, lembrado na categoria de Melhor Fotografia pelo trabalho na produção americana “Sonhos de Trem”.

Com a nomeação, Wagner Moura entrou para a história como o primeiro brasileiro indicado à principal categoria de atuação masculina da premiação.

Veículos internacionais especializados em cinema deram destaque à presença brasileira na disputa. O The Hollywood Reporter apontou “O Agente Secreto” como um dos favoritos ao prêmio de Melhor Filme Internacional e ressaltou a possibilidade de o Brasil conquistar vitórias consecutivas na categoria.

“Caso o filme leve para casa o Oscar de melhor filme internacional em 2026, será a primeira vez em quase 40 anos que um país conquista vitórias consecutivas”, escreveu a publicação. “O reconhecimento global de ambos os filmes demonstra a força do cinema brasileiro, dinâmico e diversificado, que recentemente saiu de um período de repressão artística.”

A revista Variety também destacou a indicação de Wagner Moura. “O desempenho de Moura no circuito de premiações da crítica tem sido notável nesta temporada”, afirmou o veículo. “A indicação de Moura contribui para a crescente valorização do cinema internacional e ocorre em um ano excepcional para cineastas e artistas latino-americanos.”

O jornal Los Angeles Times abriu sua cobertura ressaltando o caráter histórico da nomeação. “‘O Agente Secreto’ representou um retorno triunfal ao cinema para o astro de ‘Guerra Civil’, após mais de uma década sem atuar em um filme brasileiro”, escreveu o portal.

O site Deadline lembrou que esta é apenas a terceira vez que um brasileiro concorre nas principais categorias de atuação do Oscar. Antes de Wagner Moura, foram indicadas Fernanda Torres, por “Ainda Estou Aqui”, e Fernanda Montenegro, por “Central do Brasil”.

Já a NBC News destacou a mobilização dos brasileiros nas redes sociais durante o anúncio das indicações. “Os fãs brasileiros de ‘O Agente Secreto’ e de seu astro, Wagner Moura, foram os que demonstraram mais entusiasmo no chat, inundando o espaço com bandeiras do Brasil”, registrou o portal. “O país sul-americano tem um histórico de levar o Oscar a sério: no ano passado, seus fãs extremamente ativos online ajudaram a impulsionar o filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ e a estrela Fernanda Torres ao reconhecimento internacional.”

Embora tenha ficado fora da disputa por Melhor Atriz Coadjuvante, a atriz Tânia Maria, que interpreta Dona Sebastiana em “O Agente Secreto”, também recebeu atenção da imprensa estrangeira. O The New York Times publicou uma matéria sobre a atriz, descrevendo-a como um “novo ícone” do cinema brasileiro.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia