Wagner Moura conquistou uma indicação ao Oscar de Melhor Ator por sua atuação em “O Agente Secreto”, consolidando um dos momentos mais marcantes de sua trajetória internacional. O anúncio foi feito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na manhã desta quinta-feira (22), confirmando o favoritismo do baiano, que ganhou recentemente o Globo de Ouro pelo mesmo papel.
No longa dirigido por Kleber Mendonça Filho, que concorre em outras três categorias na premiação, Wagner interpreta um personagem complexo, atravessado por tensões políticas e morais, em uma performance que vem sendo amplamente elogiada pela crítica desde a estreia do filme no circuito internacional. A indicação reforça a presença do cinema brasileiro na principal premiação da indústria e coloca Moura entre os grandes nomes do ano.
Na categoria, Wagner disputará o título com Timothée Chalamet, seu principal adversário, vencedor do Globo de Ouro e do Critics Choice Awards por “Marty Supreme”. Concorrem ainda Ethan Hawke, de “Blue Moon”; Michael B. Jordan, de “Pecadores”; e Leonardo di Caprio, de “Uma Batalha Após a Outra”.
A cerimônia do Oscar acontece no dia 15 de março, em Los Angeles.