O turismo internacional fechou 2025 com um recorde histórico de mais de 9,28 milhões de turistas estrangeiros recebidos no Brasil, superando em mais de 37% o número do ano anterior. Esse desempenho coloca o país em destaque no cenário global e projeta impacto direto em setores como bares e restaurantes em 2026.
O aumento no fluxo de visitantes estrangeiros reflete um reposicionamento do Brasil como destino turístico competitivo, gerando mais movimento, maior tíquete médio e demanda por experiências gastronômicas autênticas nos principais destinos. A estimativa inicial indica que os investimentos em promoção internacional e a ampliação de conectividade aérea tiveram papel importante nessa expansão.
Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o sucesso recente é fruto de uma estratégia que destacou a diversidade e a hospitalidade brasileiras para o mundo. Ele explica que os turistas internacionais estão cada vez mais orientados por experiências locais, como conhecer a gastronomia típica, ingredientes regionais e festivais culinários, o que aumenta o consumo em bares e restaurantes.
Para o setor de alimentação fora do lar, esse cenário representa uma oportunidade de crescimento. A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) avalia que o fluxo de visitantes estrangeiros pode beneficiar negócios de todos os portes, desde restaurantes de alta gastronomia até bares de bairro e estabelecimentos que oferecem experiências típicas.
Empreendedores como Débora Shornik, proprietária do restaurante Caxiri, em Manaus (AM), observam na presença de turistas estrangeiros um fator de dinamização dos negócios. Ela ressalta que visitantes de outros países buscam surpreender-se com a experiência oferecida e valorizam relacionamentos com fornecedores locais, além de atendimento de excelência.
“O turista é um investidor cultural. Ele quer se sentir respeitado, valorizado e ter uma experiência de qualidade e excelência. Eles querem o encantamento, e isso é um fator decisivo para fidelização e reputação online”, afirma Débora.
Com o turismo internacional em alta e projeções de mais crescimento em 2026, bares e restaurantes apostam cada vez mais em cardápios diferenciados, experiências interativas e serviços que valorizem os sabores locais como forma de atrair e fidelizar esse público.