Conheça Carol Xavier, professora eleita Deusa do Ébano 2026

Conheça Carol Xavier, professora eleita Deusa do Ébano 2026

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Kirk Moreno para o Alô Alô Bahia

Divulgação/Ilê Aiyê

Publicado em 18/01/2026 às 03:58 / Leia em 2 minutos

A 45ª Noite da Beleza Negra do Ilê Aiyê foi realizada neste sábado (17), na Senzala do Barro Preto, no Curuzu, em Salvador. O evento consagrou Caroline Xavier de Almeida, a Carol Xavier, como a nova Deusa do Ébano 2026, um dos títulos mais simbólicos do Carnaval e do movimento negro no Brasil.

Inspirada no tema do Carnaval do Ilê Aiyê em 2026, “Turbantes e Cocares: a história de resistência do povo afro e indígena de Maricá”, a cerimônia reuniu dança, música e  ancestralidade. Ao todo, 15 candidatas subiram ao palco disputando o posto de Rainha do primeiro bloco afro do país, levando presença cênica, carisma e energia, em uma noite marcada pela exaltação da estética negra como ato político e coletivo.

A vencedora, Carol Xavier, tem 27 anos, é estudante de Jornalismo, professora de dança afro infantil e atual rainha do Malê Debalê. Moradora do bairro de Sussuarana, em Salvador, ela participou do concurso pela terceira vez e emocionou o público ao destacar que seu desejo de ser Deusa do Ébano nasce da vontade de fortalecer a autoestima da sua comunidade.

Quero reforçar a importância da elevação da autoestima, principalmente para as crianças negras, e mostrar para a minha filha que podemos alcançar lugares mais altos do que imaginamos”, afirmou.

O segundo lugar ficou com Sarah Moraes dos Santos, de 28 anos, auxiliar administrativa, também moradora de Sussuarana. Em sua segunda participação no concurso, Sarah destacou a relação de pertencimento com o Ilê Aiyê como motivação principal. Para ela, o bloco é um espaço fundamental de reconexão com a história e com o legado ancestral do povo negro.

Já o terceiro lugar foi conquistado por Stephanie Ingrid Silva Sousa de Deus, de 24 anos, dançarina, coreógrafa e arte-educadora, moradora do Nordeste de Amaralina. Em sua terceira participação, Stephanie ressaltou que o título de Deusa do Ébano vai além da beleza.

O roteiro e direção artística é de Ridson Reis. A nova Deusa do Ébano recebeu a coroa das mãos da atual rainha, Lorena Bispo.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia