O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, esteve entre as autoridades que marcaram presença na Lavagem do Bonfim nesta quinta-feira (16), em Salvador. Na ocasião, o gestor ressaltou a importância do evento e destacou que 11 entidades receberam o apoio do Governo do Estado, por meio do programa ‘Ouro Negro’, para se apresentarem na festa.
“A Lavagem do Bonfim marca a abertura da temporada de festas populares na Bahia no ano. É um momento muito importante de fé, celebração, cultura, onde o sagrado e o profano se misturam nas ruas (….) É uma festa que faz parte da nossa cultura popular identitária e que precisa sempre ser valorizada (…) É um momento de agradecimento mas, especialmente, de pedirmos as bençãos do Senhor do Bonfim para que a Bahia siga com fé e em frente.
Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Bruno Monteiro recebeu, em novembro de 2025, o título de Cidadão Baiano. Ao receber a honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia, ele relatou como sua relação com o estado nasceu ainda na infância, marcada pela convivência com tradições religiosas distintas, umbanda e catolicismo. “
A Bahia veio nos ensinar que essa relação não só é possível, como é leve, como ela é linda e necessária”, afirmou. Ele lembrou também do vínculo afetivo criado ao acompanhar o Carnaval pela televisão quando jovem. “Foi o Carnaval, foi a cultura que me acolheu, que foi aquela isca para a Bahia que me fez estabelecer uma relação que foi crescendo de forma muito concreta, de forma muito respeitosa”, destacou.