O Carnaval de Rua do Rio de Janeiro tem início oficial neste fim de semana, 17 e 18 de janeiro, e segue até 22 de fevereiro. A programação organizada pela Riotur inclui 462 desfiles de blocos, que devem atrair cerca de 6 milhões de foliões, entre moradores e turistas. Este ano, 803 blocos se inscreveram, um número recorde.
Segundo Bernardo Fellows, presidente da Riotur, “o início do Carnaval de Rua marca um momento simbólico e muito importante para a cidade, quando o Rio reafirma o valor dessa manifestação cultural que nasce nos territórios, ocupa o espaço público e expressa a diversidade, a criatividade e a identidade do carioca.”
A agenda do Carnaval de Rua é descentralizada, oferecendo opções para diferentes públicos, incluindo blocos infantis e familiares, além de desfiles de grande concentração e experiências culturais intensas. O centro da cidade concentra o maior número de apresentações, com 135 desfiles, seguido da zona sul (99), Grande Tijuca (63) e zona norte (56), com outras regiões também recebendo programação.
Entre os destaques do primeiro fim de semana estão:
Sábado (17/01)
- Folia do Sapê – Honório Gurgel, concentração na Rua Nassau, 49, às 16h.
- Tá Chegando a Hora – Pedra de Guaratiba, concentração na Rua Barros de Alarcão, às 17h.
Domingo (18/01)
- Unidos de Santa Bárbara – Engenho de Dentro, concentração na Rua Dona Teresa, 160, às 15h.
- Banda da Saens Peña – Tijuca, concentração na Praça Saens Peña, 344, às 15h.
- Abertura do Pré-Carnaval de Madureira com as Águas de Cheiro – Parque de Madureira, concentração na Rua Soares Caldeira, 115, às 14h.
Vale lembrar que o pré-carnaval não oficial começou no último dia 4 de janeiro, com mais de 70 blocos espalhados pelo centro e por bairros das zonas sul e norte, dando início à temporada de festas de rua na cidade.