O bloco afro Olodum volta a integrar oficialmente a Lavagem do Bonfim em 2026, após 25 anos de ausência. A participação está marcada para quinta-feira (15), com concentração às 9h em frente ao Mercado Modelo, seguida de caminhada até o Largo da Calçada, em Salvador.
A última apresentação do Olodum na tradicional festa religiosa ocorreu em 2001. Para a retomada, o bloco traz um cortejo cultural composto por 120 percussionistas, 80 dançarinos e mais de 20 alegorias, em desfile aberto ao público.
O retorno reforça a ligação histórica do Olodum com as festas populares da Bahia e destaca a ocupação cultural do espaço público. A participação do bloco é apoiada pelo Programa Ouro Negro, iniciativa do Governo do Estado que, por meio da SecultBA e da Sepromi, oferece apoio financeiro a manifestações culturais afro-brasileiras.
Criado em 2008, o programa atende blocos afro, afoxés, grupos de samba, reggae e blocos de índio, sendo consolidado pela Lei nº 13.182/2014, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia.
Serviço
Lavagem do Bonfim 2026
- Data: 15/01 (quinta-feira)
- Concentração: 9h, em frente ao Mercado Modelo
- Caminhada: até o Largo da Calçada
- Entrada: aberta ao público