O Vitória estreou com empate no Campeonato Baiano. Neste sábado (10), o Leão não saiu do zero com o Atlético-BA, de Alagoinhas, no Barradão, em Salvador, pela primeira rodada da competição.
Entre os jogadores escalados para o primeiro compromisso rubro-negro no ano, o mais experiente era o meia Dudu Maraíma, que realizou, neste sábado, a partida de número 101 pelo Vitória. Revelado no clube, ele não atuava pela equipe desde 2023. De lá para cá, esteve emprestado ao Náutico, à Portuguesa, ao CSA, Noroeste e São Bernardo.
Do lado atleticano, o nome mais famoso do elenco não saiu do banco. Trata-se do atacante Walter, de 36 anos, que despontou no Internacional, onde foi campeão da Libertadores em 2010, passando também pelo Porto, de Portugal; Fluminense, Cruzeiro e outros 19 clubes. Já o técnico Agnaldo Liz foi zagueiro do Vitória e fez parte do grupo que foi vice do Brasileirão em 1993 – assim como Rodrigo Chagas, lateral daquele time.
O Atlético iniciou tomando a iniciativa e assustou aos sete minutos. O atacante Higor foi lançado pelo meia Miller, às costas de Kauan, encarou a marcação do zagueiro na área e bateu no travessão.
O Leão foi se encontrando na partida e respondeu aos 14 com o próprio Kauan. Após escanteio da esquerda cobrado pelo meia Pablo, o zagueiro cabeceou a bola na trave. Dez minutos depois, Pablo recebeu do atacante Lawan e chutou. A finalização explodiu na marcação e encobriu o goleiro Patyêgo, mas o zagueiro Dedé, praticamente em cima da linha, salvou os visitantes.
No segundo tempo, o ritmo das equipes caiu e as chances de gol rarearam. No Vitória, destaque para as entradas do lateral Jamerson, que voltou a jogar após sete meses tratando o rompimento dos ligamentos do tornozelo direito, e do atacante Kike Saverio, italiano de nacionalidade equatoriana e espanhola, revelado nas categorias de base do Barcelona, da Espanha. Nos acréscimos, os donos da casa conseguiram ocupar o campo de ataque, mas sem êxito.
Neste domingo (11), quem estreia no Baianão é o atual campeão. Em partida disputada na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador, o Bahia enfrenta o Jequié, às 16h (horário de Brasília). Assim como o Vitória, o Esquadrão de Aço disputará o Estadual com um time alternativo, com a diferença que a equipe será dirigida pelo próprio técnico Rogério Ceni.
A edição deste ano é a de número 122 do Campeonato Baiano. A competição reúne 10 times, que jogam entre si na primeira fase. Os quatro primeiros avançam às semifinais, que serão disputadas em partida única, assim como a decisão. Os dois últimos caem à segunda divisão de 2027. O Bahia é o maior vencedor, com 51 títulos. O Vitória conquistou o torneio 30 vezes.