O Festival Virada Salvador 2026, que chega ao seu terceiro dia de programação nesta segunda-feira (28), registrou um público de mais de 350 mil pessoas nos dois primeiros dias de evento. Durante coletiva de imprensa realizada na Arena O Canto da Cidade, o prefeito Bruno Reis comemorou o sucesso da festa e os números do turismo em 2025.
“Salvador bateu recorde histórico, com mais de 8 milhões de turistas ao longo do ano. A expectativa é chegar a 8,7 milhões até o dia 31, um crescimento de cerca de 6%, superando inclusive o período pré-pandemia”, destacou.
Segundo o chefe do executivo municipal, o resultado é fruto da estratégia que envolve a promoção de grandes eventos, do turismo religioso, esportivo e de negócios, além dos investimentos na requalificação urbana, preservação do patrimônio histórico e abertura de novos equipamentos culturais.
“Os números confirmam a importância de eventos como esse para gerar emprego, renda, arrecadação e permitir que a Prefeitura continue reinvestindo na cidade e promovendo transformações”, acrescentou.
Na ocasião, o prefeito ressaltou também a estrutura montada para os ambulantes, que trabalham sem pagar qualquer taxa e recebem apoio completo da Prefeitura. “Eles recebem kit com camisa UV, boné, sombreiro, protetor solar, sandália, além de alimentação, transporte e agora o isopor com cadeado, que dá segurança para guardar a mercadoria e voltar no dia seguinte”, explicou.
Uma das novidades deste ano é que os comerciantes ganharam duas passagens por dia para usarem no transporte coletivo. Além disso, Bruno Reis também destacou o funcionamento do restaurante popular, que oferece refeições gratuitas, os espaços para banho, recarga de mercadorias e o novo sistema de cadastro único, que organizou o trabalho dos vendedores nos grandes eventos da cidade.
Segundo Bruno Reis, o cadastramento online resolveu antigos conflitos e passou a valer para festas como o Festival da Virada, grandes lavagens e para o próprio Carnaval. Outro destaque foi o programa Salvador Acolhe, que por mais um ano oferece um espaço seguro para cuidar dos filhos de ambulantes durante os cinco dias de evento na Boca do Rio, com atividades pedagógicas e lúdicas, além de alimentação e cuidados de saúde.
No aspecto ambiental, Bruno Reis ressaltou que, atualmente, Salvador é a única cidade do Brasil a realizar grandes eventos com neutralização total das emissões de carbono, por meio de créditos ambientais. “Tanto o Festival da Virada quanto o Carnaval são eventos com emissão zero”, disse.
O prefeito também enfatizou a atuação integrada de diversas secretarias municipais, envolvendo áreas como transporte, trânsito, Guarda Civil Municipal, saúde, iluminação pública, meio ambiente e políticas voltadas às pessoas com deficiência.