Bahia decreta luto oficial de três dias pela morte de Mãe Carmen do Gantois

Bahia decreta luto oficial de três dias pela morte de Mãe Carmen do Gantois

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Reprodução

Publicado em 26/12/2025 às 19:20 / Leia em 2 minutos

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, decretou luto oficial de três dias pela morte de Mãe Carmen do Gantois, ialorixá do Terreiro do Gantois, em Salvador. O decreto foi publicado nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial do Estado (DOE).

Mãe Carmen, nome de nascimento Carmen Oliveira da Silva, morreu na madrugada desta sexta, após cerca de duas semanas internada no Hospital Português, onde tratava de uma forte gripe. Filha mais nova de Mãe Menininha do Gantois, ela era referência no Candomblé e na preservação das religiões de matriz africana no estado.

Nas redes sociais, o governador manifestou pesar e solidariedade à família, aos filhos de santo e à comunidade religiosa, destacando que a liderança de Mãe Carmen “foi um pilar para o fortalecimento das religiosidades de matriz africana”.

Nascida em Salvador em 1928, Mãe Carmen iniciou-se no Candomblé aos 7 anos. Após a morte da irmã, Mãe Cleusa de Nanã, em 1998, passou a se preparar para liderar o Ilê Ìyá Omi Àse Ìyámase, assumindo oficialmente em 2002. Ao longo de mais de 20 anos à frente do terreiro, se consolidou como referência na preservação dos saberes ancestrais, na resistência cultural e no diálogo inter-religioso. Em 2023, recebeu a Comenda Maria Quitéria, concedida pela Câmara Municipal de Salvador.

Veja mais notícias no @sitealoalobahia.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia