Despedida: corpo de Mãe Carmen será sepultado nesse sábado em Salvador

Despedida: corpo de Mãe Carmen será sepultado nesse sábado em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 26/12/2025 às 13:33 / Leia em 2 minutos

O enterro do corpo de Mãe Carmen Oliveira, ialorixá do Terreiro do Gantois, está marcado para este sábado (27), em Salvador. A cerimônia está marcada para as 11h30, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas.

O corpo da ialorixá do Terreiro do Gantois chegou à sede da casa religiosa pouco antes das 11h desta sexta-feira (26), onde são realizados os rituais tradicionais de despedida. A líder espiritual morreu na madrugada de hoje, após passar cerca de duas semanas internada no Hospital Português, em Salvador, onde tratava uma forte gripe.

Filha mais nova de Mãe Menininha do Gantois, Mãe Carmen tinha 98 anos e nasceu em Salvador e teve sua vida marcada desde cedo pela formação religiosa. Iniciada ainda na infância, foi preparada nos fundamentos, ritos e saberes do Candomblé, tornando-se herdeira direta de uma das linhagens mais respeitadas da religião no Brasil.

À frente do Ilê Ìyá Omi Àṣẹ Ìyámase desde 2002, Mãe Carmen comandou o Terreiro do Gantois por 23 anos, período em que se destacou pela condução firme e acolhedora da casa, pela preservação das tradições ancestrais e pelo cuidado com a comunidade. Sua liderança foi marcada pelo respeito aos Orixás, pela valorização da memória religiosa e pelo diálogo com a sociedade.

Além da atuação religiosa, Mãe Carmen também teve uma trajetória profissional fora do terreiro. Ela foi funcionária pública aposentada do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, onde atuou antes de se dedicar integralmente à vida espiritual e à condução da roça.

A morte da ialorixá provocou grande comoção e gerou manifestações de pesar de autoridades. O prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou que “Salvador se despede de Mãe Carmen do Gantois, uma mulher de muita sabedoria e amor ao próximo, cuja trajetória deixa um legado imenso de preservação da ancestralidade e de cuidado com as pessoas”. Já o ex-prefeito ACM Neto destacou a dimensão espiritual e cultural da líder religiosa: “A Bahia se despede de uma grande referência espiritual, cultural e humana. Mãe Carmem permanecerá viva na memória, na fé e na história do nosso povo”.

As informações são do Jornal Correio

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia