OMS confirma morte de primeiro paciente diagnosticado com variante H5N2 da gripe aviária

OMS confirma morte de primeiro paciente diagnosticado com variante H5N2 da gripe aviária

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Reprodução/OMS

Publicado em 06/06/2024 às 11:45 / Leia em 2 minutos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou na quarta-feira (5) a primeira morte de um humano que havia sido diagnosticado com a variante H5N2 do vírus da gripe aviária. O paciente, que faleceu no México em abril, não teve contato direto com aves, e as autoridades ainda investigam a origem da contaminação.

Embora o caso suscite preocupações, a OMS reforça que o risco geral para a população continua baixo. Segundo a organização, a H5N2 circula entre aves em algumas regiões, e casos esporádicos em humanos “não são inesperados”.

Transmissão entre humanos: rara e limitada

Um dos principais temores em relação à gripe aviária é a possibilidade de transmissão entre humanos. No entanto, o Ministério da Saúde do Brasil destaca que a propagação de subvariantes da doença por essa via é extremamente rara.

A transmissão, quando ocorre, geralmente exige contato próximo e prolongado com pessoa infectada, sem as devidas medidas de proteção.

A vítima era um homem de 59 anos, que já apresentava um quadro de saúde instável, com uma série de comorbidades (doenças) presentes. Segundo a OMS, os familiares relataram que ele já estava acamado há três semanas, por outros motivos, antes do início dos sintomas agudos.

Embora a fonte de exposição ao vírus neste caso seja atualmente desconhecida, o H5N2 foi relatado em aves do México, que tem relatos de surto de gripe aviária entre aves de ao menos três Estados.

Nenhum outro caso de H5N2 foi relatado durante a investigação epidemiológica da OMS. Foram testados 17 contatos identificados, e doze contatos adicionais perto da residência do caso.

Segundo a OMS, as infecções pelo vírus da gripe aviária em humanos podem causar infecções leves até graves do trato respiratório, e podem ser fatais. Conjuntivite, sintomas gastrointestinais, encefalite e encefalopatia também foram relatados.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia